Nesta quarta-feira, dia 27, o horário de expediente dos órgãos e entidades do Governo do Estado de Santa Catarina será das 8 às 13h30, por causa do jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de Futebol.Estão excluídos da alteração de horários os serviços considerados essenciais, como saúde, educação e segurança pública.
A mudança de horário ocorre conforme o decreto 1.639/2018, publicado no Diário Oficial no dia 13 de junho, assinado pelo governador Eduardo Pinho Moreira. É válido para as entidades da administração pública direta, autarquias e fundações. Prevê ainda que o servidor que não puder trabalhar no horário excepcional, por qualquer motivo, deverá cumprir o horário normal de expediente, apresentando justificativa prévia e formalizada à chefia imediata.
Conforme o decreto, nos dias que houver jogo do Brasil às 9h o horário de expediente será das 12h às 19h. Quando for às 15h, o horário será das 8h às 13h30. E nos dias que jogo da seleção for às 11h, o expediente será das 14h30 às 19h.
Saúde
De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, os hospitais e pronto-atendimentos funcionarão normalmente.
Escolas Estaduais
Para que alunos e professores possam acompanhar as partidas, a ideia é que cada escola organize uma programação dentro da própria unidade escolar, conforme orientação da Secretaria de Estado da Educação (SED).
Caso não seja possível organizar a programação em sala de aula, a SED observa que uma opção é dispensar as turmas no turno em que ocorrer o jogo (veja quadro abaixo). É importante lembrar que a unidade que optar pela dispensa das aulas deverá encaminhar à Gerência/Coordenadoria de Educação o cronograma de reposição das horas/aula.
Segurança Pública
Só haverá mudanças de horários nas atividades administrativas. Serviços essenciais funcionarão normalmente.
Defesa Civil e Corpo de Bombeiros
O centro de operações funcionará normalmente. Só há mudanças de horário nos setores administrativos. Em caso de emergência, comunique à coordenadoria municipal de Defesa Civil, no telefone 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.