O governador Raimundo Colombo reuniu na manhã desta quarta-feira, 31, o secretário de Estado da Infraestrutura, Luiz Fernando Vampiro e o presidente do Deinfra, Wanderley Agostini, para determinar a operação tapa-buracos de forma emergencial em rodovias estaduais afetadas pelas chuvas. A medida prevê que cada Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) faça o levantamento dos prejuízos para que as empresas, que serão contratadas de forma emergencial, executem os reparos.
“É uma ação conjunta para garantirmos a manutenção da malha viária do Estado e a segurança dos motoristas que circulam pelas nossas rodovias. Vamos liberar os recursos de maneira muito ágil para que, assim que a chuva dê trégua, o trabalho de recuperação possa começar imediatamente”, afirmou o governador. Santa Catarina conta com sete mil quilômetros de SCs, destes, 5,5 mil são pavimentados.
Colombo também reforçou o alerta de que é preciso cautela ao trafegar pelo Estado, por conta dos buracos que se formam no asfalto em função da chuva e o risco de deslizamentos, já que o solo está bastante encharcado. “É preciso o máximo de cuidado para evitar problemas ainda mais graves”, frisou.
O secretário de Estado da Infraestrutura destacou que a ação conjunta com as regionais e o Deinfra vai garantir agilidade ao trabalho. “Estão todos autorizados nesse processo para fazer o trabalho necessário de melhoria e conserto dos problemas que acontecem em virtude do grande volume de chuvas no Estado”. A secretaria de Estado da Infraestrutura encaminhou ofícios para todas as ADRs para que a operação tapa-buracos inicie assim que o tempo melhorar. As agências deverão enviar os relatórios com as obras executadas para a descentralização financeira dos recursos.
“A ação deflagrada de forma conjunta pelo Governo do Estado é uniforme, simultânea e urgente. Essa parceria vai trazer mais conforto e segurança em toda a malha rodoviária pavimentada do estado de Santa Catarina”, completou o presidente do Deinfra, Wanderley Agostini. O presidente destacou ainda, que nas rodovias mais movimentadas, como é o caso da SC-401, em Florianópolis a manutenção é constante.