O número de casos confirmados de Covid-19 em Santa Catarina chegou a 457 nesta terça-feira, 7. O aumento foi de 9,5% em relação ao último boletim apresentado pelo governador Carlos Moisés. O caso de Forquilhinha confirmado também nesta terça ainda não figura na listagem do Governo do Estado.
Desde o começo da pandemia, já ocorreram 15 mortes no Estado por conta da doença. Quatro delas foram confirmadas nas últimas 24 horas: uma mulher de 58 anos moradora de Palhoça; um homem de 34 anos da cidade de Tubarão; uma mulher de 79 anos moradora de Criciúma e um homem de 101 anos de Florianópolis. Todos os quatro integravam os grupos de risco.
Atualmente, há 49 pessoas internadas em UTIs com a Covid-19, sendo 21 na rede pública e 28 na rede privada. Os casos confirmados da doença são de pessoas com residência em 61 municípios diferentes. Veja a lista:
- Águas Mornas 1 caso;
- Anita Garibaldi 1 caso;
- Antônio Carlos 9 casos;
- Araranguá 4 casos;
- Balneário Arroio do Silva 1 caso;
- Balneário Camboriú 16 casos;
- Balneário Gaivota 1 caso;
- Biguaçu 1 caso;
- Blumenau 52 casos;
- Botuvera 1 caso;
- Braço do Norte 16 casos;
- Brusque 10 casos;
- Camboriú 8 casos;
- Canelinha 1 caso;
- Chapecó 6 casos;
- Criciúma 29 casos;
- Florianópolis 114 casos;
- Gaspar 5 casos;
- Governador Celso Ramos 2 casos;
- Gravatal 5 casos;
- Içara 1 caso;
- Imbituba 6 casos;
- Indaial 2 casos;
- Irati 1 caso;
- Itajaí 23 casos;
- Itapema 3 casos;
- Itapiranga 1 caso;
- Jaguaruna 2 casos;
- Jaraguá do Sul 6 casos;
- Joaçaba 1 caso;
- Joinville 26 casos;
- Lages 4 casos;
- Laguna 3 casos;
- Mafra 1 caso;
- Morro da Fumaça 1 caso;
- Navegantes 4 casos;
- Palhoça 3 casos;
- Papanduva 2 casos;
- Paulo Lopes 2 casos;
- Pedras Grandes 1 caso;
- Pescaria Brava 1 caso;
- Pomerode 1 caso;
- Porto Belo 4 casos;
- Rancho Queimado 2 casos;
- Sangão 1 caso;
- Santa Rosa de Lima 1 caso;
- São Domingos 1 caso;
- São Francisco do Sul 2 casos;
- São José 19 casos;
- São Lourenço do Oeste 1 caso;
- São Ludgero 3 casos;
- São Pedro de Alcântara 1 caso;
- Siderópolis 4 casos;
- Sombrio 3 casos;
- Santo Amaro da Imperatriz 1 caso;
- Tijucas 2 casos;
- Timbé do Sul 1 caso;
- Timbó 1 caso;
- Tubarão 19 casos;
- Urussanga 2 casos;
- Videira 1 caso;
- Outros Estados 7 casos;
- Outros Países 3 casos.
Por conta de um delay do sistema no momento que a tabela foi baixada da base de dados na segunda-feira, 6, o município de Siderópolis teve um caso duplicado e houve inconsistência nos casos de Brusque. No boletim desta terça-feira, os dados estão atualizados.
Pacientes com melhora no quadro
O governador também compartilhou uma boa notícia: há 68 pacientes em Santa Catarina que já saíram da UTI para os leitos de enfermaria após apresentar melhoras.
No Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, um paciente que ficou mais de 20 dias na UTI, com duas comorbidades, foi curado da Covid-19 e já recebeu alta. “Precisamos parabenizar a equipe do Marieta pelo trabalho de excelência que foi feito por esse paciente e que resultou no êxito, com a a alta hospitalar e a cura de uma doença que preocupa tantos governos. Tenho certeza que, com o esforço dos nossos profissionais, vamos alcançar muitas vitórias como essa”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino.
Desde o início da pandemia, o Governo do Estado trabalha para ampliar em cerca de 85% o total de leitos de UTI disponíveis em hospitais públicos e filantrópicos de Santa Catarina. Até agora, esse acréscimo já é de 25% em relação aos cerca de 800 leitos existentes antes da emergência em saúde. Os hospitais filantrópicos ainda tiveram um reforço financeiro nos repasses mensais para enfrentamento à Covid-19.