Em reunião em Brasília nesta quinta-feira, 1º de março, com a presidente do Ibama, Sueli Mara Vaz Guimarães de Araújo, o governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira, solicitou a renovação da Licença de Instalação da obra da SC-290, conhecida como Serra do Faxinal, ligação entre as serras Catarinense e do Rio Grande do Sul, eixo estratégico para o desenvolvimento do turismo na região Sul do Estado.
A continuidade da obra da Serra do Faxinal já conta com recursos provenientes do BNDES, o que facilita sua retomada, e agora depende exclusivamente do Ibama, que precisa manter válida até 2019 a Licença de Instalação, expedida em 2013, e renovada em 2016. A obra foi interrompida por conta de pedidos de pesquisa e informações sobre a fauna da região.
“Este é um pleito importantíssimo para Santa Catarina. Saí otimista para que possamos reiniciar o quanto antes essa obra de integração entre o Sul do Estado e os Aparados da Serra”, ressaltou Eduardo Pinho Moreira.
No próximo dia 6 de março, técnicos do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) estarão em Brasília, na sede do Ibama, para reunião técnica, onde serão apresentados relatórios descritivos da obra, a fim de que a licença seja agilizada.