O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região faz um novo alerta para a circulação de falsos e-mails enviados por criminosos tentando se passar pela instituição. Um fato importante é que as mensagens fraudulentas, agora, estão utilizando de forma disfarçada a terminação “@trt12.jus.br”, mesmo domínio utilizado oficialmente pelo Tribunal.
A Ouvidoria do TRT-SC registrou diversas ocorrências de pessoas que entraram em contato para verificar a autenticidade das mensagens. A Presidência do órgão já abriu um expediente administrativo para averiguar o que está ocorrendo e o que pode ser feito para evitar situações como essas.
A maior parte das comunicações feitas pelas varas do trabalho, envolvendo processos judiciais, ocorre pelo Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho ou fisicamente, pelos Correios.
Mas existem alguns casos em que as unidades utilizam o e-mail, como as intimações para partes (autor ou réu) sem advogado, ofícios a terceiros solicitando informações de processos, comunicações urgentes a advogados e cumprimento de mandados por oficiais de justiça.
Ainda assim, você pode identificar uma intimação fraudulenta. Isso porque o documento oficial pode ser validado por meio de um QR Code e da assinatura eletrônica do servidor ou do juiz. Porém, vale lembrar que somente mensagens com documentos anexados possuem esse tipo de verificação.
Na dúvida, procure sempre entrar em contato com o remetente da mensagem: vara do trabalho, Cejusc ou órgão julgador de segundo grau – você também pode encontrar os telefones no menu “Contatos” do portal do TRT-SC. Desconfie sempre de remetentes genéricos, como notificacoes@trt12.jus.br ou intimacoes@trt12.jus.br, por exemplo, que são fraudulentos.
Por fim, caso não consiga confirmar a informação com a unidade remetente, consulte a Ouvidoria do TRT-SC.
Contatos da Ouvidoria:
- Pelo e-mail: ouvidoria@trt12.jus.br
- Pelo telefone: (48) 3216-4350
- Pelo WhatsApp: (48) 9-99278895 (exclusivamente por mensagem)
Consulte também as diversas formas de realizar uma consulta processual e um atendimento remoto ou presencial.
Redação – Priscila Tavares