Preocupada com o alerta epidemiológico da influenza H1N1, a 20ª Gerência Regional de Saúde promove, a partir desta segunda-feira, 11, uma capacitação descentralizada nos municípios da Região Carbonífera para o combate do vírus influenza H1N1.
O encontro é voltado para todos os profissionais da área da saúde dos setores público e privado. “Nosso objetivo é mantermos uma padronização de condutas, assim como mantermos os médicos sempre atualizados e alertas quanto às possíveis manifestações doenças em nossa região”, comenta o gerente Regional de Saúde, Diogo Copetti.
A capacitação ocorrerá no período entre 11 a 26 de abril, nos municípios de Urussanga, Içara, Criciúma e Nova Veneza, e é voltado para médicos, enfermeiros, farmacêuticos, e demais profissionais da área da saúde dos setores públicos e privados abordando o manejo clínico da influenza.
“O intuito é capacitar o maior número de profissionais possíveis, sejam médicos da atenção básica, rede municipal, hospitalar ou rede privada. Precisamos estar alerta e preparados para lidar com a influenza”, destaca Copetti.
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Possui elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias.
De acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que a influenza acomete de 5 a 15% da população, causando três a cinco milhões de casos graves e 250 à 500 mil mortes todos os anos, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção.