O livro A Garota do Lago, de Charlie Donlea, começa com o assassinato da jovem estudante de direito Becca Eckersley em sua própria casa na pequena cidade chamada Summit Lake. Depois de saber um pouco sobre o que aconteceu naquela noite, os leitores vão se deparar com capítulos intercalados contando a vida dela catorze meses antes desta noite trágica com a investigação feita por uma jornalista que quer descobrir quem matou essa garota ao mesmo tempo que busca se recuperar de uma agressão que sofreu pouco tempo antes.
Becca era inteligente, rica, divertida, tinha alguns amigos e vários segredos e estes são conhecidos conforme a leitura vai evoluindo, mas esses detalhes não chegam até os investigadores do crime, que insistem na teoria de que foi um ataque aleatório. A repórter Kelsey Castle chega à cidade duas semanas depois do atentado e ao buscar informações percebe que o crime foi muito violento e que estão se esforçando para manter o caso abafado.
A Garota do Lago é sobre Becca e sobre Kelsey, é sobre segredos e descobertas, sobre o limite da amizade e do amor e do desespero e ainda sobre superação para quem tem uma chance.Com sua missão em descobrir toda a verdade, Kelsey descobre aliados e faz amizades na pequena Summit Lake e recebe ajuda para conseguir informações e fica chocada com o que descobre. Com base nisso, tenta encaixar as pistas e vai em busca dos amigos de Becca para conhecer um pouco dessa garota que apesar de não ter conhecido se sente conectada de uma forma que não imaginava.
No final o assassino será revelado. Sim, foi um homem e isso você vai saber logo no início da história. Talvez você descubra antes quem foi, talvez não, mas independente disso o livro desperta curiosidade não só sobre o assassino, mas sobre os próprios segredos de Becca, suas motivações e seus sonhos.