Será que alguém pode se apaixonar com apenas 11 anos? No romance A Garota Italiana, de Lucinda Riley, é o que acontece com Rosanna Menici, mas claro que ela só vai descobrir isso bem mais tarde. A autora constrói neste livro uma história de descobertas, conquistas, amores, perdas e muito mais, é um livro que mostra o crescimento da personagem e as consequências por suas escolhas.
Rosanna Menici era uma menina pobre da Itália, a beleza de sua irmã mais velha a deixava ofuscada diante de seus pais até que em uma festa quando ainda tinha 11 anos, ela canta para os convidados e o cantor de ópera Roberto Rossini a ouve e fica encantado com sua voz, indica um professor e incentiva a garota a desenvolver seu dom. Rosanna tem apenas seu irmão lhe dando apoio e durante anos se dedica a esta sua paixão pela música até conseguir uma bolsa de estudos em uma tradicional escola para seguir carreira.
A história de A Garota Italiana mostra o desenvolvimento da personalidade de Rosanna, o crescimento de sua capacidade musical, conta sobre sua arrebatadora paixão e para onde ela vai seguir. Além disso, o livro apresenta outros personagens que vão vivendo suas vidas como sua irmã Carlotta, seu irmão que segue um caminho diferente, com sacrifícios, sua melhor amiga, entre outros.
Tudo são escolhas, então Rosanna e Roberto se descobrem apaixonados só que ele tem que provar que seu amor é verdadeiro. E o tempo mostra ainda mais, que é um amor obsessivo, tanto dele por ela, quanto dela por ele. E as consequências não tardam a aparecer. Ciúmes, traições, segredos também fazem parte da vida destes personagens que vão se tornando íntimos dos leitores a medida que as páginas vão passando.
A Garota Italiana é um livro realista que aborda nas entrelinhas um tema que está no dia a dia de muitos. As pessoas são diferentes sozinhas e acompanhadas? Um relacionamento interfere na personalidade, nas decisões de cada um? O que é importante para cada personagem? Para cada ser humano? Cada um terá que fazer suas escolhas…