O Governador Carlos Moisés vai anunciar oficialmente na próxima segunda-feira, 17, mais de R$ 200 milhões para bolsas de estudo dos Artigos 170 e 171 para o ano de 2020 do Programa Uniedu. A confirmação veio de uma audiência entre o deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT), coordenador da Frente Parlamentar das Universidades na Assembleia Legislativa, e o Secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, e nesta quinta-feira (13) com o Secretário de Casa Civil, Douglas Borba.
Em 2019, através de articulação da Frente Parlamentar, foram liberados R$ 204 milhões que atenderam milhares de alunos no Estado de Santa Catarina. Desse montante, 90% é destinado às universidades comunitárias e 10% às universidades particulares, conforme a Constituição Estadual. Representantes destas universidades e dos DCE’s estarão presentes no evento que acontece no CIC, em Florianópolis, às 15h.
“A sensibilidade do Governador Moisés e do Secretário Natalino possibilitou que milhares de alunos carentes pudessem cursar uma faculdade e construir um futuro melhor. O investimento novamente este ano mostra que as bolsas dos artigos 170 e 171 viraram, realmente, política deste governo. É a educação transformando a vida das pessoas”, coloca o deputado Minotto.
“As bolsas dos artigos 170 e 171 da Constituição Estadual são um diferencial que Santa Catarina possui, e uma referência nacional na formação dos nossos jovens. Notamos que o Governo do Estado tem aprimorado e reorganizado esse repasse, e entramos num novo momento, permitindo que os estudantes carentes possam cursam uma faculdade”, comemora o presidente do Sistema Acafe, Reitor Cláudio Jacoski.