Nesta semana, a Região Carbonífera foi reclassificada do risco Gravíssimo para o Grave, no que diz respeito ao combate à pandemia do novo coronavírus. Com isso, a prática de futebol recreativo está autorizada, desde que sejam atendidos os critérios definidos pela Portaria SES nº 664, de 03 de setembro de 2020.
Conforme a portaria, a retomada dos jogos de futebol recreativo durante o período que durar a pandemia será exclusivamente para atletas com idade igual ou superior a 16 anos, de forma gradual e monitorada. Nas regiões que apresentem Risco Potencial GRAVE (representado pela cor laranja) na Avaliação de Risco Potencial ao COVID-19, os jogos somente podem ocorrer em dias alternados.
Além disso, nos dias das partidas, somente podem acessar o local e suas dependências as pessoas diretamente envolvidas nas mesmas e em número reduzido ao mínimo necessário para sua execução, sem comprometimento de ordem organizacional e de segurança.
Todos os praticantes e demais presentes no local devem usar máscara, retirando apenas quando estiver efetivamente jogando. Os árbitros devem fazer uso de máscaras e face shield durante os jogos, desta forma devem utilizar apitos eletrônicos.
Ainda ficam proibidas as rodas de aquecimento e confraternizações, antes e após jogo, assim como o cumprimento físico inicial e/ou final entre os praticantes. E enquanto durar a situação de emergência em saúde no Estado ficam proibidas: a presença de acompanhantes dos jogadores; o uso de churrasqueiras para confraternizações; o uso de coletes que identificam os times; e a utilização de vestiários.
Mais informações e a portaria completa podem ser conferidas aqui.