Empresa registrou, em abril, o maior faturamento de toda a sua história. Aniversário é celebrado em novo momento para o negócio.
A Fumacense Alimentos chega aos seus 51 anos de história com muitos motivos para celebrar. Além do momento de expansão em que o negócio se encontra – uma vez que passou a fazer parte do grupo econômico EZOS desde outubro do ano passado –, a empresa ainda tem registrado recordes históricos: abril, por exemplo, foi o mês de maior faturamento de todas as suas mais de cinco décadas.
E os bons números não param por aí: somente nesses primeiros meses de 2021, a Fumacense já cresceu 19% acima do plano de orçamento estipulado para o ano, que já era superior aos resultados extremamente positivos obtidos em 2020.
Isso muito por conta do novo modelo de gestão implantado na empresa – que segue metas de crescimento elencadas em um planejamento estratégico corporativo –, aliado à força comercial de suas marcas existentes no mercado.
“Atualmente, a Fumacense Alimentos tem um novo direcionamento. Houve uma mudança de rumo que vem permitindo resultados diferentes do que se conseguia no passado, e isso é visto com muitos bons olhos. Até porque temos a preocupação em garantir que essa expansão seja sustentável, o que já tem se provado, uma vez que a empresa vem crescendo em números absolutos e, também, em números relativos”, avalia o CEO do Grupo EZOS, Jefferson Santos Ribeiro.
A chegada de novos profissionais para oxigenar o negócio também foi um dos pontos essenciais para a obtenção dos bons resultados. Até porque, conforme o diretor do Centro de Serviços Compartilhados (CSC) do Grupo EZOS, Ricardo Regado, todos tem mantido o foco total na execução das metas elencadas no planejamento estratégico.
“Ou seja, a empresa já definiu onde quer chegar e, agora, está no trilho certo. E ainda que estejamos vivendo momentos adversos, temos conseguido alcançar resultados, muito por conta da consistência desse caminho traçado”, completa Regado.
Novos planos
Os planos de expansão da empresa permeiam diversos setores do negócio, de acordo com o diretor de Operações da Fumacense Alimentos, Marcos Paulo Zavaneli. “Tais como projetos para atuar em todo o território nacional e até mesmo operar no mercado internacional; a aposta no incremento do mix de produtos; e a ampliação do quadro de vendas; entre várias outras ações”, elenca.
Para tanto, a marca Kiarroz, mais antiga da empresa, tem papel fundamental, não só no que diz respeito à base do histórico de sucesso do negócio, mas também para esses novos projetos.
“Sem dúvidas nos apoiaremos na história vitoriosa da Kiarroz para desbravar novos mercados, contando com a tradicional qualidade e confiança que a marca detém. Trabalhamos e continuaremos a trabalhar incansavelmente na manutenção, conquista e renovação dos nossos consumidores e clientes, buscando surpreendê-los positivamente com nossos atributos, visão empresarial e valores, e criando um cenário de confiança, transparência e respeito com o mercado e a sociedade”, acrescenta Zavaneli.
Novos mercados
Já com a RisoVita – linha de saudabilidade da Fumacense Alimentos –, a empresa avança em novos e grandes potenciais mercados. Durante muito tempo, segundo o gerente nacional comercial da RisoVita, Jorge Amaral, a marca foi olhada como um complemento na empresa, algo para se apostar apenas em um provável futuro promissor.
“Só que esse momento chegou, já no ano passado, com a implantação do grupo econômico. Isso permitiu com que a marca encontrasse sua alma, seu verdadeiro propósito. E, aos poucos, estamos fazendo com que se entenda que a RisoVita, mais do que uma indústria agregada, é um diferencial, porque vende saúde, uma pegada muito antenada com o mundo atual e com grande potencial de crescimento, principalmente com um grande projeto de atendimento ao canal B2B, ampliação na presença da marca no varejo nacional e até mesmo, futuramente, no âmbito do mercado internacional”, ressalta.
Neste cenário, em cinco anos, a meta da RisoVita é se tornar uma das cinco principais indústrias de produtos saudáveis, voltados para atender o consumidor com restrições alimentares. “Hoje sabemos exatamente quem somos e para onde queremos ir. Estamos bem estruturados e temos um time muito seleto de pessoas, que são especialistas dentro de suas áreas, já pensando no aumento no número de produtos e de mercados a serem atendidos”, finaliza Amaral.