Empresa tem atuado para melhorias em sua estrutura, lançamento de novas linhas de produtos e abertura do mercado nacional e internacional.
Em meio a diversos projetos de crescimento e ampliação, tanto no que diz respeito à própria estrutura física, quanto em assuntos relacionados ao aumento das linhas de produtos e abertura do mercado nacional e internacional, a Fumacense Alimentos completa 52 anos nesta quinta-feira, 19 de maio, iniciando mais um ciclo com diversos planos de investimento e consolidação.
Desde 2020, quando se tornou cinquentenária, a indústria cerealista registrou uma reestruturação significativa – uma vez que, a partir daquele ano, passou a fazer parte do Grupo Econômico EZOS. Posteriormente, o ano de 2021 foi de consolidação do novo modelo de negócios, para que, em 2022, a empresa possa focar em uma constância de crescimento e expansão.
“Agora com o pé no chão, podemos garantir que estamos firmes nos âmbitos administrativo e produtivo do negócio para poder crescer. Por isso, a Fumacense planeja melhorias no parque fabril de sua matriz, em Morro da Fumaça (SC); modernização de sua cadeia logística, com a atualização da frota de caminhões; aumento da capacidade da usina termelétrica; e investimentos constantes em modernização da unidade de Alegrete (RS), visando a viabilização de novos produtos”, elenca o diretor executivo do Grupo EZOS, Ricardo Regado.
Estratégias de crescimento
Para conquistar todas essas melhorias, a empresa já tem implantado mudanças e melhorias em seu dia a dia, por meio de ações estratégicas, como a abertura do mercado de importação de matéria-prima do Paraguai. “Importamos três mil toneladas em um mês, o equivalente à metade da nossa demanda mensal. Uma ação importante, que reflete nosso aumento de produção, já que não deixamos de fazer negócios e valorizar o produtor local, que também permanece nos fornecendo arroz”, completa Regado.
Além disso, a empresa já trabalha para o lançamento de novas linhas de produtos de suas principais marcas, como no caso da Kiarroz; tem reestudado as demandas da RisoVita em sua totalidade; e passou a atuar em novos estados brasileiros, onde ainda não marcava presença.
Orgulho e admiração
Para o diretor de Operações da Fumacense Alimentos, Marcos Paulo Zavaneli, com mais de meio século de existência e ajudando a escrever a história de Santa Catarina e do Brasil no agronegócio, a indústria só proporciona motivos de orgulho e admiração.
“Trata-se de uma empresa familiar, que está se reinventado ao longo dos anos, buscando a profissionalização necessária e a humanização desejada para trilhar o próximo meio século. A Fumacense foi, é e sempre será sinônimo de progresso, bem como de evolução econômica e tecnológica associada à responsabilidade social. E projetamos continuar crescendo com muita responsabilidade, gerando empregos, capacitando pessoas e entregando bons resultados aos investidores e à sociedade como um todo”, reforça.
Valorização dos colaboradores
Em mais uma data festiva, algo jamais esquecido pela equipe de gestão é a valorização dos mais de 200 colaboradores e dezenas de representantes que a empresa possui nas suas três unidades produtivas, bem como em todos os demais estados do Brasil.
“Temos funcionários que participaram de toda a construção da história da Fumacense e dedicaram suas vidas ao sucesso do negócio. Em minha chegada à companhia, uma das coisas que mais me chamou a atenção é o amor e o sentimento de pertencimento dos colaboradores com a empresa, algo realmente muito admirável”, finaliza Zavaneli.
Sobre a Fumacense Alimentos
Referência nacional na produção de arroz e produtos feitos à base desse cereal, a Fumacense Alimentos possui as marcas Kiarroz, RisoVita e Kifeijão, além da Campeiro, Vilarroz e da linha Boby, a última voltada para alimentação de animais. Fundada em 1970, sua matriz está localizada em Morro da Fumaça, no Sul catarinense. A empresa possui, ainda, outras duas plantas produtivas, uma em Alegrete/RS e outra em Pombos/PE.
Juntamente com a JS Empreendimentos, Criciúma Shopping e Mark At Place, a Fumacense Alimentos – com as marcas Kiarroz e RisoVita – faz parte do Grupo EZOS, um grupo econômico lançado em 2020 com um sistema de gestão inovador, por conta da criação do primeiro Centro de Serviços Compartilhados do Sul catarinense.