Andou
A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, 9, o relatório da deputada Geovania de Sá (PSDB) ao Projeto de Lei que denomina “Rodovia Doutora Zilda Arns”, o trecho da rodovia BR-101 em Santa Catarina. O projeto, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça.
Tanto a Câmara de Vereadores de Forquilhinha, quanto a Assembleia Legislativa de Santa Catarina enviaram à Brasília moções de apoio ao projeto, o que tem facilitado o trâmite do assunto na Casa.
Obras à vista I
Semana com novidades a respeito do projeto de esgotamento sanitário de Forquilhinha. Na última terça-feira, 8, iniciou o processo de licitação aberta para escolha da empresa que ficará responsável pela primeira parte da obra, que corresponde aos 35km de rede coletora. Na semana que vem, a empresa vencedora será conhecida e a ordem de serviço entregue em 30 dias, ainda em outubro, em ato com a presença do governador Raimundo Colombo.
Já no dia 25 de setembro será aberta a licitação para a obra da Estação de Tratamento de Esgoto, e a previsão é que comece a ser construída em novembro.
O gerente regional da Casan, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, esteve em Florianópolis nesta quarta-feira, 9, e garantiu que a obra, assim que iniciada, fica pronta em dois anos.
Obras à vista II
Na viagem à Florianópolis, Neguinho conseguiu, também, a garantia de mais 5.500 metros de tubulação para as obras que estão levando água ao interior de Forquilhinha. Nesta segunda parte, a intenção é levar água encanada às comunidades de Sanga do Café e Sanga do Engenho.
Onde foram parar os recursos?
Prefeito Vanderlei Alexandre deve mobilizar entidades e políticos de toda a região nas próximas semanas, na busca de não perder recursos para o Aeroporto Diomício Freitas. Tais recursos haviam sido garantidos e projetos no Ministério da Aviação, mas foram suspensos por conta da proximidade com o Aeroporto Humberto Bortoluzzi, de Jaguaruna. A possibilidade foi confirmada nesta semana, em viagem do prefeito à Florianópolis.
Alguma viagem à Brasília para debater o assunto pessoalmente não está descartada, se realmente for necessário. O prefeito de Forquilhinha, Vanderlei Alexandre, ressalta que não são melhorias muito grandes, apenas nas cercas, pistas, e alguma ampliação e reforma do saguão de entrada.
Segue aguardando
A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais aguarda até a próxima quarta-feira, 16, por uma análise da Federação Catarinense dos Trabalhadores Rurais a respeito o caso do ex-vereador Edésio Loch. Assim que receber a resposta, uma reunião com o próprio Edésio deve ser realizada, para que as partes sejam ouvidas, e o resultado da avaliação, exposto.
Caso a defesa não seja aprovada, o ex-vereador já solicitou uma assembleia geral da classe, para que o caso seja votado pelos próprios trabalhadores rurais associados.
E o Natal 2015?
Câmara dos Dirigentes Lojistas de Forquilhinha ainda aguarda reunião com a prefeitura, para solicitar apoio ao projeto Natal 2015. O custo da ação gira em torno de R$50 mil reais, e a ideia é dividir o valor entre as partes participantes. Conversas já foram realizadas com representantes de empresas da região e da Câmara de Vereadores de Forquilhinha.
O prefeito, Vanderlei Alexandre, argumenta que a prefeitura já possui algum material a ser utilizado na data, mas de disponibilizou a conversar com os representantes da CDL na semana que vem, para debater a parceria a ser formada.
ACIF de cara nova
Ocorreu nesta sexta-feira, 11, a eleição da Associação Comercial e Industrial de Forquilhinha. A presidência da entidade foi repassada ao empresário Cláudio Tiscoski. O objetivo da mudança é tentar movimentar mais a ACIF, para que consiga resultados mais efetivos e positivos.
A posse está marcada para um jantar no dia 02 de outubro.
Retorno à Saúde
A ambulância do SAMU, que se envolveu em um acidente de trânsito no último mês, voltará ao atendimento nesta semana. A ambulância precisou sofrer reparos, depois que um veículo cortou a sua frente, quando estava em atendimento. A reforma foi orçada em R$2,8mil.
Por uma reunião
O projeto para reforma da sala de estabilização do Pronto Atendimento de Forquilhinha está pronto. A Secretaria de Saúde da cidade já fez a solicitação de espaço na agenda do Secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinübing, e aguarda retorno com a data marcada para a reunião, para assim, apresentar o projeto e definir detalhes de quando as obras iniciam efetivamente.
Eleições chegando
Última semana de campanha para os candidatos à Vereador Mirim de Forquilhinha. A semana que vem, de 14 à 18 de setembro, será dedicada à votação nas escolas do município. Serão nove crianças escolhidas.