A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e tecidos para Transplantes – CIHDOTT do HSJosé, realizou na última quarta-feira, 26, a quarta captação de órgãos do ano. O doador foi um homem de 48 anos, natural de Forquilhinha. I.C.M, foi diagnosticado com morte encefálica (ME), pelo médico neurocirurgião Dr. Sandro de Medeiros. Esposa, filhos e mãe autorizaram a doação de órgãos.
O procedimento foi realizado pelos médicos, Drº. Luiz Henrique R. Pacheco, cirurgião da Central de Transplantes de Florianópolis, Drº Paulo Rodrigo de Abreu, anestesiologista do HSJosé e equipe de enfermagem do Centro Cirúrgico e CIHDOTT do Hospital. Foram retirados do paciente rins e córneas.
É sempre válido lembrar, que qualquer pessoa pode se tornar um doador de órgãos. Em vida é possível doar rins, parte do fígado, pulmão e medula óssea. No caso de doadores falecidos, com a constatação de morte encefálica, é possível doar fígado, rins, pâncreas, córneas, coração, ossos, válvulas cardíaca e até pele. Porém, as doações só podem acontecer com a autorização dos familiares. Avise sua família sobre sua intenção de se tornar um doador de órgãos.