A Assembleia Legislativa aprovou na tarde desta quarta-feira, 6, o Projeto de Lei 25.0/2016, de autoria do deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT), que declara Forquilhinha a Capital Estadual da Pastoral da Criança. Criada em 1983 pela forquilhinhense Zilda Arns, a Pastoral da Criança espalhou-se Brasil afora desenvolvendo uma metodologia comunitária de multiplicação do conhecimento e da solidariedade entre as famílias pobres.
Em Santa Catarina, Forquilhinha é destaque pela criação em 2010 da Pastoral da Criança a partir do trabalho social de Dona Helena Arns, mãe de Zilda, com lideranças comunitárias e o voluntariado cujo objetivo era ajudar mães na higienização amamentação e cuidados na gestação e com recém-nascidos
“É uma justa homenagem ao trabalho de nossa querida e saudosa Zilda Arns, e um reconhecimento aos voluntários que atuam no dia a dia orientando e auxiliando os que buscam ajuda junto a Pastoral da Criança. Aguardamos agora a sanção do Governador Carlos Moisés para confirmar esse título importante a Forquilhinha”, coloca o deputado.
A Pastoral da Criança é uma entidade social criada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB-, ligada à Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz. Ela exercita práticas referentes à saúde, à alimentação, à educação, à cidadania e à espiritualidade da faixa infantil que compõe os grupos mais miseráveis.