Neste sábado, dia 29, Forquilhinha realizará o DIA D de vacinação contra a Influenza, das 8h às 17h, em todas as Unidade Básica de Saúde. A exceção fica por conta da UBS da Santa Líbera, que está em reforma e, por isso, os pacientes do bairro serão atendidos na Cidade Alta.
Este ano, além de idosos com 60 anos ou mais, a campanha é destinada para gestantes, crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias e profissionais de saúde e educação.
De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde de Forquilhinha, Fernanda Warmling, para minimizar as complicações decorrentes das infecções causadas pelo vírus Influenza, as pessoas que fazem parte do grupo de risco devem garantir a dose da vacina, que está disponível em todas as salas de vacina da rede municipal.
“Estamos com a vacinação da gripe e da Covid-19 em andamento. O Dia D é para reforçarmos a campanha da vacina, pois estamos abaixo da meta”, reforça.
Para se vacinar é necessário portar alguns dos documentos: carteira de vacina; cartão SUS; documento com foto e, para os professores, um documento atualizado ou declaração que estão atuando no momento.
Influenza
A influenza ou gripe é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre de forma direta através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou de forma indireta, por meio das mãos que, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz.
A doença pode se apresentar desde uma forma leve e de curta duração, até formas clinicamente graves e complicadas. A influenza é responsável por elevada morbimortalidade em grupos de maior vulnerabilidade.