Forquilhinha, no Sul de Santa Catarina, reúne personalidades renomadas de diversas instituições do Brasil e Mundo para discutir os diversos níveis de políticas públicas, durante o Seminário Nacional e Internacional de Políticas Públicas para a Primeira Infância – Um Tributo a Zilda Arns. O encontro acontecerá nos dias 6 e 7 de outubro, no auditório do Hotel Oma Zita.
Os olhares do mundo estarão concentrados para a cidade que é terra natal da médica, que fundou a Pastoral da Criança e morreu em 2010, durante o terremoto no Haiti. Últimas vagas presenciais podem ser garntidas, gratuitamente pelo site, onde consta a programação completa. Ao todo, o seminário já conta com 142 inscritos presenciais, dentro das normas sanitárias do governo do estado e mais de 200 participantes que irão acompanhar a transmissão de forma online.
“É gratificante perceber a alegria dos homenageados em vir para a terra natal de Zilda Arns e receber a maior honraria concedida pelo município, o prêmio Medalha Zilda Arns de boas práticas, que perpetua o nome desta que tanto se dedicou à primeira infância. Eles se sentem honrados e isso nos emociona, pois percebemos que o objetivo está sendo alcançado. Além de discutir as políticas públicas que são tão importantes para a primeira infância e também proporcionarmos um evento de ponta a nível nacional e internacional”, relata a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Lilian Arns.
O prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, destaca também a importância do evento para a cidade. “Dra. Zilda Arns foi uma personalidade que deixou um grande legado para o Brasil e o mundo. A cidade de Forquilhinha sente-se honrada em poder sediar esse encontro e irá inaugurar um memorial para manter viva a memória, já que a forquilhinhense foi uma das maiores promotoras dos direitos da criança e do adolescente e fundadora da Pastoral da Criança”, comenta.
Medalha Dra. Zilda Arns
Doze personalidades e entidades serão homenageadas nesta sétima edição com a medalha “Zilda Arns Neumann”, por se destacarem no seu trabalho em favor de crianças e adolescentes. A honraria será entregue na quarta-feira (6), durante a abertura do seminário. São eles:
- Acer Brasil e Jonathan Hannay, da Inglaterra;
- José Raimundo Carneiro de Oliveira, jornalista da Rede Globo, de Salvador;
- Vice-presidente da Fraternidade Sem Fronteiras, Ranieri Lima Dias, da África;
- Irmã Rosi Bertoldo, de REPAN, de Manaus;
- Irmã Maria Henriqueta Cavalcanti, da Comissão Justiça e Paz da CNBB, de Belém;
- Luis Pederneras, Presidente do Comitê dos Direitos da Criança da ONU;
- Padre José Rosario Marroquin Farrera, da Pastoral De Pueblos Originarios Y Afromexicanos, do México;
- Desembargadora Rosane Portella Wolff, de Florianópolis;
- Delegada Waldelice da Silva Carneiro, de Macapá;
- Fundación Fe Y Alegría, da Colômbia;
- Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora Regional de Apiúna, Ascurra e Rodeio.
A promoção do evento é do Governo de Forquilhinha em parceria com a Pastoral da Criança, UNICEF, CMDCA, e Instituto Arns, e conta com o apoio da Unesc, Fecam, Rede Nacional Primeira Infância, Movimento Nacional Direitos Humanos, Fundação Abrinq, entre outros.