Forquilhinha recebeu, por meio do Consórcio Intermunicipal Multifinalitario da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (CIM-AMREC), uma máquina ensiladeira. A aquisição do equipamento, junto com outras cinco máquinas iguais para diferentes cidades, foi realizada com recursos do convênio do CIM-AMREC com o Ministério da Agricultura, no valor de R$ 414.756,5, fruto de emenda parlamentar do senador Esperidião Amim.
Além dos seis equipamentos, outros oito itens já foram licitados ainda em janeiro, entre colhedora de forragens, carreta caçamba, semeadora e distribuidor de adubo orgânico.
O presidente do CIM-AMREC e prefeito de Urussanga, Luis Gustavo Cancellier, explicou o processo, no qual cada deputado e senador recebeu o pedido de recursos para região, por meio do consórcio. “Esse recurso é destinado para agricultura. Reunimos os responsáveis pela pasta em cada município, averiguando as necessidades. Aqui estão os primeiros equipamentos adquiridos desta forma, um exemplo de cooperação entre os nossos municípios. É uma forma de otimizar os recursos, comprando em maior quantidade e pagando menos”, disse.
“Todos os 12 municípios que compõem a AMREC foram contemplados com equipamentos agrícolas”, garante o diretor executivo da AMREC, Nelson da Silva. Os demais, cerca de 10 itens que não receberam ofertas, devem ser novamente licitados, em pregão agendado para o dia 15 de março.