Cidade conhecida como a mais alemã do Sul de Santa Catarina, Forquilhinha está abrigando desde o último final de semana, a estudante dinamarquesa de literatura Pernille Knudsen de 22 anos. Hospedada na casa do empresário Marcio André Eyng, Pernille tem se comunicado em norueguês com Marcio, alemão com a mãe dele, e em inglês com outras pessoas.
Mas barreira do idioma não impediu que Pernille se integrasse com tamanha rapidez na Banda Heimat, onde está ensaiando com um trompete. No próximo sábado, ela se apresenta com a banda na escolha da Rainha e Princesas da Heimatfest.
“A música é universal então ela se integrou rapidamente nesse ambiente”, conta Marcio. Embora entenda poucas palavras como “oi” e “obrigada”, é fácil arrancar um sorriso da estudante. Como todo estrangeiro acha graça do jeito caloroso dos brasileiros.
Pernille veio ao Brasil através de um programa de intercâmbio da Associação Brasileira de Intercâmbio Cultural (ABIC), filiada a Associação Internacional de Jovens Cristãos (ICYE). O objetivo é a realização de intercâmbios culturais e sociais, sendo que o jovem se hospeda em casa de famílias e desenvolve algum tipo de trabalho social.
Em 1992, o próprio Marcio fez um intercâmbio para a Noruega, e em agosto deste ano, o filho dele, Andris, de 19 anos, vai pra a Alemanha ficar por um ano no mesmo molde de intercâmbio. Andris deve realizar trabalhos com idosos, jovens em risco social, entre outros, enquanto aprende a língua e costumes do outro país. Pernille e Marcio fizeram uma visita para o prefeito em exercício José Ricardo Junkes.