A Secretaria de Saúde de Santa Catarina (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), distribuiu na manhã desta sexta-feira, 19, uma nova remessa com 337.460 doses da vacina contra a Covid-19. Com este envio, os municípios catarinenses terão mais doses para vacinar adultos e adolescentes neste sábado, 20, quando será realizado o dia D da Campanha de Megavacinação contra a Covid-19.
Conforme a Nota Técnica Nº 0064/2021 GEDIM/DIVE/SUV/SES, do montante total, Forquilhinha recebe 822 doses para complementar a ação deste sábado, 20.
A partir deste sábado, 20, todos os adultos com 18 anos ou mais que tenham concluído o esquema vacinal com as duas doses há pelo menos cinco meses podem receber a dose de reforço. A vacina aplicada como dose de reforço será, preferencialmente, a Pfizer.
Levantamento realizado pela Secretaria de Saúde mostra que 385.442 pessoas já estão aptas a tomar a dose de reforço. Este número salta para 533.431 no mês de dezembro. “Para quem tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e está no prazo de tomar a segunda, o Dia D também será uma ótima oportunidade para colocar o esquema vacinal em dia”, lembrou a gerente de imunização Arieli Schiessl Fialho.
O intervalo entre a primeira e a segunda dose para quem tomou a Coronavac é de 28 dias; para quem tomou a Pfizer, de oito semanas; e a AstraZeneca, 12 semanas.
Dose atrasada
O estado tem hoje mais de 660 mil pessoas que estão em atraso com a segunda dose, de acordo com levantamento da DIVE da última quarta, 16. Deste total, 188.284 são de pessoas que tomaram a AstraZeneca, 139.978 de Coronavac e 332.341 de Pfizer. Como os municípios têm autonomia para definir as estratégias e as ações de vacinação, é importante que a população fique atenta às informações do município em que reside para saber os horários e locais de vacinação.