Evento terá apresentação de documentário e exposição fotográfica sobre Zilda Arns
Forquilhinha realiza de 22 a 24 de abril o 2º Seminário Nacional de Políticas Públicas para a Primeira Infância – “Um Tributo a Zilda Arns”. Uma das fases mais importantes da vida, a primeira infância é fundamental para o desenvolvimento cerebral, para as primeiras experiências de vida, criação de vínculos, aprendizado, desenvolvimento cognitivo, emocional, social e físico. O seminário vai delinear estes itens, além de promover o debate de políticas públicas.
Na abertura do evento será apresentado um compacto do documentário produzido pela Bizum Comunicação, do jornalista Ernesto Rodrigues, e exposição de fotos do fotógrafo Jader da Rocha, que acompanhou algumas viagens da médica.
O evento é uma realização do Governo de Forquilhinha, Secretaria Municipal de Assistência Social, Unicef, Pastoral da Criança, com apoio da Rede Nacional Primeira Infância, Rede Não Bata Eduque, Conselho Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), Fundação Xuxa Meneghel, Federação Catarinense de Municípios – FECAM e Egem. Estão confirmadas até o momento as presenças da coordenadora da área de proteção do Unicef no Brasil, Casimira Benge; do chefe do Programa de Educação e Parcerias do UNICEF, Marcelo Mazzoli; de Amélia Banpi da Organização Mundial Educação Pré-Escolar (OMEP) e do coordenador internacional da Pastoral da Criança Nelson Arns Neumann.
Seminário
Com duração de dois dias, o seminário apresenta palestras e oficinas. Entre os temas estão institucionalização de crianças com foco na primeira infância, voluntariado, disciplina positiva, educação infantil, entre outros. “O debate é extremamente positivo.
Buscamos os melhores em cada área e com isso temos condições de pensar no aprimoramento de políticas públicas”, ressalta a Secretária de Assistência Social Lilian Arns Topanotti. O seminário tem como objetivo principal valorizar pessoas e entidades que lutam pela promoção, proteção, defesa e garantia de direitos de gestantes e crianças de 0 a 6 anos, contribuindo para uma mobilização nacional em favor da vida e dando visibilidade às práticas de sucesso.
Ele é voltado para conselheiros de Direitos da Criança e do Adolescente, Conselheiros Tutelares, Educadores, Socioeducadores, Orientadores Sociais, Pedagogos, Psicólogos, Assistentes Sociais, Promotores, Juízes, Advogados, Conselheiros de demais Políticas Públicas, Secretários Municipais, bem como demais integrantes do Sistema de Garantia de Direitos.
Zilda Arns
A ideia do seminário surgiu da iniciativa de manter viva a memória da Dra. Zilda Arns, já que ela foi uma das maiores promotoras dos direitos da criança e do adolescente.Forquilhinha foi escolhida como sede do evento por ser a terra natal da Dra. Zilda Arns.
Programação
A programação completa e inscrições gratuitas para o seminário podem ser feitas no site no banner do evento. O evento está marcado para os dias 22 a 24 de abril no Auditório Alfredo Michels, no Espaço Cidadão.
Medalha Dra. Zilda Arns
Na edição de 2015, a medalha “Zilda Arns Neumann”, será concedida de forma diferente dos anos anteriores. Entidades e pessoas que desenvolvem reconhecido trabalho humanitário inscreveram suas boas práticas no Prêmio Nacional Medalha Zilda Arns de Boas Práticas à Primeira Infância.
As melhores práticas e experiências na atenção e cuidados à primeira infância serão premiadas pela Medalha Zilda Arns. O prêmio é um instrumento para identificar e disseminar as práticas bem sucedidas na área da primeira Infância, que estejam contribuindo de forma significativa para a defesa e garantia de direitos.
Poderão participar da seleção para premiação, entidades e pessoas que tenham práticas voltadas a gestantes e crianças de 0 a 6 anos nas categorias: educação infantil; disciplina positiva; voluntariado; políticas integradas para a Primeira Infância.