Município de Forquilhinha e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) realizaram na tarde desta quarta-feira, VI Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “Consolidar o SUAS de Vez – Rumo a 2026”. O objetivo da conferência é avaliar a situação atual da Assistência Social e propor novas diretrizes para o seu aperfeiçoamento, em especial os avanços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
A Conferência Municipal de Assistência Social é o momento em que os usuários, os trabalhadores e as entidades socioassistenciais junto com a gestão pública, conferem, refletem e avaliam o processo de implementação do SUAS e os direitos socioassistenciais assegurados no município, identificando igualmente as lacunas e necessidades presentes no município.
“Costumo dizer que diferente da saúde e a educação que são direitos de todos, a assistência social é direito de quem dela necessita, e como tal, deve ser olhada como política de direito, não de benesse, não de favor”, pondera a Secretária de Assistência Social Lilian Arns. Para ela, apesar dos muitos avanços desta politica a nível nacional estadual e municipal, muito ainda há a ser feito. Cada vez mais se configura a prevenção como a melhor alternativa para o desempenho de um bom trabalho, evitando assim que seja necessário trabalhar a violência ocorrida e a violação de direitos no sentido paliativo.