A partir de uma visita do reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Marcus Tomasi, à prefeitura de Forquilhinha, iniciaram-se as tratativas para que o município receba um polo da Universidade Aberta do Brasil, que por sua vez proporciona cursos de ensino superior de instituições públicas, gratuitos e à distância. A reunião foi viabilizada pelo deputado estadual Rodrigo Minotto e, a partir de agora, o Poder Executivo municipal deve começar a se organizar, com objetivo de viabilizar a conquista junto ao Governo Federal – quem sabe até mesmo a partir do ano que vem.
“O primeiro passo é habilitar Forquilhinha para ser um polo da Universidade Aberta do Brasil, que num segundo momento vai oferecer cursos de graduação totalmente gratuitos através, principalmente, da Udesc, mas também da UFSC ou IFSC. Havendo interesse e agilidade esperamos que em 2019 já tenhamos inscrições abertas do vestibular”, coloca Minotto.
As tratativas neste sentido começaram ainda no ano passado entre o deputado e o reitor. “Com a aprovação do polo, já poderemos ter disponível para o vestibular cursos à distância como Pedagogia, Administração Pública, Ciências Biológicas, Licenciatura em Ciências, especialização em Gestão Municipal e especialização em Educação Inclusiva, por exemplo. Mas essa demanda quem vai criar é o município, adequando à sua realidade”, explica Tomasi.