O deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT) apresentou na Assembleia Legislativa o projeto de Lei 250.0/2016 para declarar o município de Forquilhinha a “Capital Estadual da Pastoral da Criança”. A denominação é uma homenagem a fundadora da Pastoral, Zilda Arns, que nasceu na cidade e dedicou sua vida à saúde pública, pediatria e sanitarismo, com o objetivo de salvar crianças em situação de risco e vulnerabilidade social, econômica e de saúde.
“Além de uma justa homenagem, essa denominação fortalece a identidade da cidade e possibilita fomentar ações de desenvolvimento social”, explica Minotto.
Criada em 1983, a Pastoral da Criança espalhou-se Brasil afora desenvolvendo uma metodologia comunitária de multiplicação do conhecimento e da solidariedade entre as famílias pobres. “A educação das mães por líderes comunitários capacitados revelou-se uma forma extraordinária de combate a doenças infantis. Esperamos que este projeto tramite rapidamente pelas comissões para que possamos votá-lo em plenário”, comenta o deputado.
Em Santa Catarina, a cidade de Forquilhinha destacou-se, criando em 2010, a Pastoral da Criança a partir do trabalho social de D. Helena Arns, mãe de Zilda com lideranças comunitárias e o voluntariado cujo objetivo era ajudar mães na higienização amamentação e cuidados na gestação e com recém-nascidos.
A Casa Mãe Helena, sede da Pastoral da Criança de Forquilhinha, sedia o único Centro de Treinamento da Pastoral da Criança em Santa Catarina, atendendo 25 municípios do sul do Estado, atendendo em torno de 15 mil crianças.