No Sul catarinense, estão abertas até o dia 20 de julho as inscrições para novas 220 vagas no Curso Básico de Atendimento a Emergências (CBAE), do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina. Especificamente no quartel de Forquilhinha, são 25 vagas para moradores ou trabalhadores da cidade e de Nova Veneza.
A capacitação tem como objetivo preparar a comunidade para agir em situações de emergência, atuando na primeira resposta e evitando ou minimizando consequências desastrosas. Além disso, é o primeiro passo para quem quer se tornar um bombeiro comunitário no futuro.
Durante o CBAE, os alunos recebem 40 horas de ensinamentos sobre noções de primeiros socorros, extinção de incêndios, percepção e gestão de risco e atuação inicial em acidentes, além de sistemas preventivos contra incêndios. As inscrições devem ser feitas pelo site do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, na aba de “Cursos ao Cidadão”.
Pré-requisitos necessários
Entre os pré-requisitos exigidos pelo Corpo de Bombeiros para os participantes estão: ter no mínimo 18 anos; estar em dia com suas obrigações legais; ser alfabetizado; não ter concluído o mesmo curso em alguma Organização de Bombeiros Militar de Santa Catarina; ter boa conduta comprovada por certidões da Justiça comum; e, comprovadamente, não utilizar ou ser dependente de drogas ilícitas de qualquer espécie, não ter relacionamento com pessoas que possuam antecedentes criminais, e não ter praticado atos de atentado à moral e aos bons costumes.
Quantidade de vagas por municípios
- Criciúma, Siderópolis e Treviso: 25 vagas;
- Forquilhinha e Nova Veneza: 25 vagas;
- Cocal do Sul e Urussanga: 40 vagas;
- Içara e Balneário Rincão: 30 vagas;
- Araranguá, Balneário Arroio do Silva e Maracajá: 40 vagas;
- Balneário Gaivota: 35 vagas.