Você já imaginou uma aula sem lápis e caderno, onde cada aluno tenha seu netbook e o professor avalie e controle as atividades por meio de um software no seu notebook? Em Forquilhinha isso já é realidade. A cidade é a primeira na região a disponibilizar o recurso para os alunos da rede municipal de ensino.
Foram adquiridos laboratórios móveis, entregues nas escolas no início do ano, com a devida capacitação dos professores. Cada gabinete contém um notebook para o professor e um netbook por aluno, todos com software instalado de acordo com a metodologia programada.
Os netbooks, para uso individualizado dos estudantes na sala de aula, são armazenados em um gabinete de recarga e possuem software para gerenciamento de atividades pelo professor, com acesso aos aplicativos. Na ação foram investidos R$ 404.357,00 de recursos próprios da Administração Municipal.
Para a professora de informática, Daiane Galvão Fernandes, trata-se de algo inovador. “As ferramentas tecnológicas são uma oportunidade de o professor explorar outras metodologias. Com a tecnologia em sala de aula, o aluno consegue de forma mais autônoma participar dos ensimanentos”, completa.
Ensinamentos dinâmicos
A partir de agora, os professores de todas as disciplinas poderão utilizar a tecnologia para tornar o assunto da aula mais acessível e dinâmico. Barbara de Medeiros da Luz é professora do 3º ano e conta que consegue perceber o brilho nos olhos das crianças quando o laboratório móvel chega. “Nossos alunos são digitais e têm mais fácil acesso a essas tecnologias. Com isso, conseguimos transformar as aulas”, reforça.
Tecnologia unida ao aprendizado
Para os pais, não é mais surpresa que seus filhos cheguem em casa comentando que sabem manusear computadores, tablets ou celulares. Karla Eyng Pires, que é mãe de um dos estudantes da rede municipal de ensino, afirma que foi uma alegria saber que seu filho está aprendendo ainda mais com o uso da tecnologia. “Eu, como mãe, sei que é um meio importante esse de incluir as crianças ainda mais no mundo digital, sem perder o foco da aprendizagem. É uma forma de mostrar novos caminhos, fazendo com que o conhecimento se amplie cada vez mais”, relata.
O aluno Kauan Rocha de Moraes, de 9 anos, está bastante contente com as novas aulas utilizando o netbook. “Fica mais fácil para aprender, além de ser mais divertido. Nós com certeza gostamos muito e vamos cuidar com carinho, pois é de todos”, garante.
De acordo com a secretária de Educação de Forquilhinha, Sônia Regina Silveira Gonçalves, o objetivo é tornar mais atraente o conteúdo repassado em sala de aula, evidenciando a adoção de uma postura mais participativa dos estudantes. “O uso da tecnologia aprimora os resultados educacionais e promove a inclusão social. Essa é uma geração que já nasceu conectada com o mundo virtual, portanto vamos utilizar isso de forma positiva”, completa o prefeito, Dimas Kammer.