A Fundação Ambiental Municipal de Forquilhinha – FUNDAF iniciou este ano a execução do projeto “Coleta Seletiva na Escola”. O projeto foi apresentado às escolas do município no final de 2015, e os interessados devem aderir ao projeto este ano. O objetivo é organizar a coleta seletiva na escola como um todo, incluindo cada um de seus ambientes, além de sensibilizar e informar a comunidade escolar sobre a importância de se praticar a Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos.
A Escola de Educação Básica Gabriel Serafim do Bairro Santa Líbera foi a primeira a participar. No início de abril foi realizada palestra para as turmas do pré-escolar ao quinto ano, totalizando 140 participantes, entre alunos e professores.
As ações consistem na realização de palestras sobre a Coleta Seletiva, exibição de vídeos, dinâmicas e distribuição de material informativo, com o propósito de incentivar a responsabilidade socioambiental da comunidade escolar. Os alunos receberam o selo “Guardião da Coleta Seletiva” e foram convidados a manter o compromisso de realizar a coleta seletiva.
A escola realizou a identificação das lixeiras – Reciclável, Não Reciclável, Orgânico – em todo o ambiente escolar. “O objetivo é que a prática da coleta seletiva seja um hábito cotidiano e ao mesmo tempo uma forma de incentivar que a cultura da separação do lixo seja exercitada também junto às famílias das crianças, as quais servem de multiplicadores da atividade”, ressalta a Superintendente da Fundaf Elisandra Colombo Donato.