Forquilhinha aparece entre os 20 melhores municípios de Santa Catarina no Ranking Nacional da Transparência, patrocinado pela Câmara de Combate à Corrupção do Ministério Público Federal (MPF).
O relatório foi divulgado no início do mês de junho. Forquilhinha passou da nota 6,1 para 10, figurando na sétima posição do ranking no Estado. A avaliação se baseou em questionário desenvolvido pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla), que selecionou as principais exigências legais e itens considerados boas práticas.
Foram avaliados portais de 5.567 municípios, 26 estados e o Distrito Federal. A análise mensura o grau de cumprimento de leis referentes à transparência no Brasil, numa escala que vai de zero a dez. Estados e municípios que ainda descumprem as leis de transparência serão acionados judicialmente, sendo que o MPF analisa a possibilidade de responsabilização dos gestores por meio de ações de improbidade administrativa.
Além de Forquilhinha, aparecem entre os 20 primeiros, considerando a região da AMREC: Balneário Rincão, Içara e Treviso.
Os dados podem ser conferidos aqui.