A Administração Municipal de Forquilhinha decretou luto oficial de três dias, no fim de semana, pela morte de Apolinário Tiscoski. Ele, que viveu intensamente a vida política do município, foi o primeiro intendente da cidade, ainda na década de 50.
“Homem de muita garra e dedicado ao trabalho, nos presenteou em sua passagem por Forquilhinha, quando colaborou para a urbanização, criando a Praça dos Imigrantes Alemães, e na estruturação da Avenida 25 de Julho. Em homenagem a esse cidadão do bem, a Administração Decreta Luto Oficial por três dias, acompanhado das bandeiras a meio-mastro, e deixa toda a sua solidariedade aos familiares enlutados”, diz o pronunciamento.
Apolinário Tiscoski era filho de Luiz Tiscoski e Cecília Back Tiscoki, nasceu em 10 de abril de 1926, na Sanga do Café, em Forquilhinha, quando o município ainda pertencia a Criciúma. Funcionário público federal, foi gerente regional dos Correios por 20 anos, construindo as sedes próprias de Criciúma, Araranguá, Turvo, Meleiro e Jaguaruna. Também atuou como comerciante por 10 anos em Forquilhinha.