Nenhum caso do novo coronavírus foi confirmado no município até o momento.
Em boletim sobre o novo coronavírus divulgado às 19h dessa segunda-feira, 6, a Vigilância Epidemiológica de Forquilhinha informou que seguem sendo monitorados, no município, 44 casos de síndrome gripal. Antes disso, outros seis casos suspeitos foram descartados após testarem negativo para a Covid-19.
Até o momento, não há nenhum caso confirmado do novo coronavírus em Forquilhinha.
Orientações à população
A Secretaria de Saúde realizou mudanças nos atendimentos relacionados ao novo coronavírus covid-19 em Forquilhinha. O município conta com três estruturas preparadas para orientar e atender pessoas que estão com sintomas gripais, a exemplo da central Alô Saúde, Centro de Triagem Coronavírus e o Pronto Atendimento.
Alô Saúde
Quem apresentar o quadro de tosse, dor de garganta, febre ou falta de ar, o primeiro passo é ligar para a central Alô Saúde no 0800 645 1050, que funciona todos os dias das 7 às 19 horas. No contato, o profissional vai indicar qual a melhor alternativa, dependendo do quadro, se é o isolamento em casa ou o encaminhamento para a estrutura da saúde mais adequada ao momento.
Centro de Triagem Coronavírus
O Centro de Triagem Coronavírus passa a funcionar de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas, com atendimento exclusivo aos pacientes com sintomas gripais. “Fizemos adequações neste local para melhorar a escala de atendimento dos profissionais da saúde. Se houver a necessidade, conforme o avanço dos casos de coronavírus, podemos ampliar o horário”, conta o secretário de Saúde, Fabricio Ferreira.
Pronto Atendimento
O Pronto Atendimento permanece com o horário tradicional para os atendimentos de urgência e emergência. A orientação aos pacientes com sintomas gripais é que deem preferência ao primeiro atendimento na central Alô Saúde e o Centro de Triagem Coronavírus.