No entanto, grupo de crianças, grávidas e puérperas apresentam baixa procura.
Com a proximidade do fim da campanha nacional de vacinação contra a gripe, Forquilhinha já vacinou mais de 77% dos grupos prioritários preconizados pelo Ministério da Saúde. A campanha se estende até o próximo dia 26 e não tem previsão de prorrogação por parte do ministério até o presente momento.
De acordo com a Secretaria de Saúde, três grupos chamam a atenção pela baixa procura: crianças (60,1%), gestantes (54,8%) e Puérperas (54,9%). “Ressalto a importância destas pessoas procurarem a unidade de saúde para receber a vacina o mais breve possível, pois fazem parte dos grupos prioritários e estão mais expostos ao vírus que os demais, podendo ocasionar até a morte”, avalia o secretário de Saúde de Forquilhinha, Diego Passarela.
Ele ainda completa que nos próximos dias devem ter uma onda de frio mais intensa. “Isso intensifica proliferação do vírus. A vacinação deve ser feita o quanto antes pois leva de 15 a 30 dias para fazer efeito”, informa. Todas as unidades de saúde possuem a vacina e estão abertas diariamente das 7h às 12h e das 13h às 16h.
Confira no quadro abaixo quanto de cada grupo já recebeu a vacina em Forquilhinha: