Zerar as filas de pacientes que aguardam por atendimento em exames, consultas, e algumas cirurgias de média e alta complexidade é o grande desafio de Forquilhinha. Por isso, a Secretaria de Saúde pretende executar o programa “Fila Zero”, que iniciou nesta segunda-feira, 8, com a liberação de 290 autorizações aos pacientes que esperavam por procedimentos cardíacos.
“Forquilhinha tem uma demanda reprimida de atendimento em exames de média e alta complexidade. Na lista de espera há pacientes que desde 2019 esperam atendimento”, conta o secretário de Saúde, Clenio Ricken.
Visando resolver o problema, a Administração Municipal resolveu contratar consultas, exames e algumas cirurgias de média e alta complexidade. Inicialmente, foram investidos R$ 55 mil na primeira contratação. No entanto, o investimento no programa pode chegar a mais de R$ 1 milhão.
“A economia de recursos públicos do primeiro mês de gestão possibilitou fazer esse investimento na saúde. Trata-se de uma ação histórica em nossa cidade, porém mais necessária do que nunca, para enfim zerarmos a fila de atendimento nesse quesito”, explica o prefeito José Cláudio Gonçalves, o Neguinho.
A ação será contínua e o objetivo é que a fila para exames seja zerada até março. Posteriormente, o programa atuará de forma mensal, para evitar a formação de novas filas.