O ritmo contagiante dos instrumentos tomará conta da Praça dos Imigrantes Alemães de Forquilhinha durante o II Festival de Bandas de Sopro, a ser realizado amanhã, a partir das 9h na Rua Coberta. O evento, que tem por objetivo fomentar a música instrumental, será gratuito e aberto ao público, como enceramento das atividades da III Semana Literária.
Para a coordenadora do Centro Cultural e da Banda Municipal, Isabela Niehues, o festival proporciona um intercâmbio entre os integrantes das bandas convidadas. “O incentivo às corporações musicais e o aprimoramento de métodos e técnicas contribuem para o desenvolvimento do espírito de corporação, autodisciplina e civismo, necessários à formação do cidadão. É um prazer enorme receber os colegas músicos em nosso município, assim como nós da Banda Municipal também ficamos felizes em participar dos festivais promovidos em toda a região”, completa.
Cinco grupos se apresentação na oportunidade: Banda Municipal de Forquilhinha; Banda Ceparlo, de Paulo Lopes; Banda Dehon, de Tubarão; Banda Marcial de Gravatal e a Banda da SATC.
“Uma banda representa muito ao município, pois é uma maneira de manter viva a cultura e, ao mesmo tempo, incentivar e despertar nos jovens o gosto pela música e a habilidade com instrumentos musicais, de percussão ou de sopro”, argumenta o maestro da Banda Municipal de Forquilhinha, Milton Sergio Cabral.