O livro Felicidade Demais é uma coletânea de 10 contos marcantes escritos pela canadense Alice Munro. O título é forte e promete, mas as histórias escritas com simplicidade vão levando a extremos que, quando se percebe, tudo já aconteceu e é tarde demais. Essa é uma característica dessas breves histórias, reviravoltas repentinas.
Temas como a culpa por toda a vida por uma ação feita sem pensar nas consequências trágicas, um dos filhos some sem deixar pistas e quando sua mãe o reencontra não tem mais o que fazer, a falta de interesse de uma mulher pela vida depois que seus filhos morrem, entre outras, podem levar o leitor a devorar cada um dos contos e pensar onde foi que tudo se perdeu. O último conto, que dá o nome ao livro, é o maior com mais de 70 páginas e foi inspirado em uma mulher que realmente viveu e era romancista e matemática.
Presente, passado e futuro também se misturam nestas histórias, mas a autora consegue fazer isso com leveza, de um parágrafo a outro, com ritmo. A diferença nos temas das histórias também é impressionante, mas ao mesmo tempo, Alice Munro dá foco às personagens mulheres e explora bastante os sentimentos, comportamentos, crenças em um universo psicológico complexo que é a mente humana. Felicidade Demais é um livro envolvente, criativo, diferente.