As 14 famílias da comunidade de São Gabriel, no interior de Forquilhinha, já podem comemorar a chegada da água potável em suas residências. Uma parceria entre Prefeitura e Casan possibilitou o avanço e levou água encanada para todos.
Valério Daminelli, morador da comunidade, ressalta que a única fonte de água da família até hoje foi o poço artesiano. “Não estava mais atendendo por completo nossas necessidades e, além disso, a água não é 100% potável, pois tem indícios de agrotóxicos”, completa.
A extensão da rede foi de pouco mais de cinco mil metros, com investimento de cerca de R$ 140 mil. “A comunidade merecia essa obra. Estamos felizes em poder entregar água de qualidade a todos os moradores,” destaca o prefeito Dimas Kammer.
De acordo com a Chefe da Agência de Forquilhinha, Fernanda Spillere Mondardo, apenas quatro famílias solicitaram a ligação até o momento. “É preciso ficar claro que não se trata de uma questão de escolha. Como os poços artesianos são proibidos, todos precisam, a partir de agora, optar pela água encanada. Até porque a tubulação das residências não pode receber água de duas fontes” explica.
A Casan deve fiscalizar as ligações e o consumidor que estiver descumprindo essa orientação será multado. “Não podemos correr o risco de contaminar nossa água. Agora, se os moradores tiverem reservatórios e tubulações distintos, não há problema” finaliza a chefe da Agência.