Plataforma será implantada no próximo mês e facilitará todas as etapas dos procedimentos no órgão do Governo de Criciúma.
Visando melhorar os atendimentos aos contribuintes e se adequar às novas tecnologias, a Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri) irá aderir, a partir do próximo mês, a uma ferramenta para requerimentos de processos de licenciamento e cadastramento ambiental online, por meio de um sistema de protocolo digital, o SinFat Municípios. A iniciativa foi viabilizada pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).
Segundo o diretor de Licenciamento e Fiscalização da Famcri, Felipe Soratto Monteiro, o sistema foi disponibilizado para todos os municípios de Santa Catarina, tendo como objetivo principal padronizar o licenciamento ambiental nas fundações municipais catarinenses. “É comum recebermos reclamações de empreendedores sobre a burocracia que outros municípios possuem para realizar o licenciamento ambiental. Com o sistema digital, este problema será solucionado, já que os procedimentos são padronizados para todas as cidades catarinenses”, afirma.
O recurso resultará em mais agilidade e transparência, além da redução de custos com materiais e aperfeiçoamento da gestão administrativa da Famcri, incluindo a diminuição de espaços para arquivos físicos e organização de trâmites de documentos. “Com a implantação do sistema o empreendedor não precisará se deslocar até a sede da Famcri para protocolar e verificar o encaminhamento dos processos, podendo fazer todo o procedimento de seu computador e vir ao órgão apenas quando a licença estiver finalizada”, completa a presidente da Famcri, Anequésselen Bitencourt Fortunato.