Fake News são notícias falsas ou modificadas que são deliberadamente compartilhadas nos meios mais diversos de comunicação. A maior concentração das notícias falsas está presente nas redes sociais como o Facebook e o Whatsapp.
Por serem lugares de fácil dissipação, as fake news apresentam alcance e repercussão expressivas. Um estudo realizado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) detectou que o alcance das fake news é 70% maior do que as notícias verdadeiras. O que determina que mesmo após desmenti-las, a grande maioria atingidas pela falsa
notícia não terão acesso à notícia verdadeira e, portanto, a propagação da mentira continuaria.
Engana-se quem acredita que as fake news não possam impactar a sua vida ou escolhas. A saúde é um setor bombardeado por elas, conferindo-as um caráter prejudicial e de risco de vida à seus leitores. Uma diversidade delas relacionadas à alimentação, dietas, rotinas de exercícios e até mesmo à vacinação, assuntos que interferem diretamente na qualidade de vida das pessoas. Embora sejam comuns, dietas milagrosas, receitas de emagrecimento
rápido ou exercícios para definir o corpo, a realização dos mesmos não é aconselhada para qualquer um deles.
Todas essas ações demandam especialistas formados e embasados para a recomendação ideal para cada pessoa em sua individualidade. Praticar exercícios de forma errada pode sobrecarregar alguns músculos ou forçar ossos de forma incorreta, podem causar doenças que necessitarão de métodos corretivos, outro exemplo são as dietas milagrosas que podem causar anemia, sobrecarregamento de órgãos e susceptibilidade à doenças.
A fim de evitar qualquer tipo de malefício ao organismo sempre desconfie. Adotar um posicionamento crítico frente às leituras é importante e estimula a construção de conhecimentos sólidos e embasados. A verificação das fontes também é importante, saber se o site ou blog é digno de confiança torna o leitor mais atento ao receber determinadas informações.
Colaboração: Plano de Saúde