Iniciativa já conta com cadastros para 66 computadores, 65 softwares específicos e 66 redes de internet.
Os alunos da Unesc que não tinham equipamentos adequados para acompanhar as aulas remotas tiveram uma surpresa nesta semana. Isso porque a equipe de suporte tecnológico atendeu 276 estudantes da universidade com computadores, redes de internet e softwares específicos. Preocupada com a qualidade de ensino, garantia da aprendizagem e permanência do estudante, a universidade montou o projeto para contemplar alunos que relatam não ter acesso às aulas remotas.
A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, reafirma a preocupação da Instituição para a continuidade da excelência acadêmica e com a qualidade de vida do aluno, mesmo diante de desafios tão grandes quanto à pandemia e uma crise econômica. “A Universidade é sensível a aqueles para os quais ela existe. Desde o dia 1º de abril, início das aulas remotas, dedicamos nossas equipes de gestão a proporcionar todo o suporte necessário para a continuidade do semestre e o fortalecimento da relação entre estudante e Universidade. É assim que venceremos este desafio”, afirma.
Programa devolve esperança aos acadêmicos
Dentro da proposta, 145 estudantes sem computadores, 65 sem softwares específicos e 66 sem internet já estão cadastrados. Entre as histórias de superação, Daniel dos Santos da Silveira Lopes foi um dos símbolos de dedicação para seguir estudando até aqui. Ele é aluno da primeira fase do curso de Direito, motoboy no período noturno e diariamente se deslocava, às 7 horas da manhã, até uma das praças do bairro Santa Luzia, para revezar entre os sinais wi-fi de duas lojas locais.
Segundo o acadêmico, a experiência o apresentava dificuldades a cada aula. “Pagar a internet móvel que uso em casa estava difícil, não tinha dinheiro para colocar crédito e o pacote expirava rápido. Durante a aula não conseguia prestar atenção no conteúdo, pelo movimento no local, e muito menos interagir com o professor e meus colegas. Pensei em desistir, era desanimador”, conta.
Com o auxílio da Universidade, a partir desta quinta-feira (21/5) tudo mudou. Daniel recebeu um notebook e um modem de internet, com pacote de 10 gigas. “A partir de gora, com os equipamentos em mãos, tudo vai mudar. Ainda tenho pela frente o desafio de recuperar os conteúdos e concluir os trabalhos pendentes, mas com o sentimento de que tudo vai dar certo. Me voltou aquele ânimo em ter um futuro melhor e dar uma vida melhor para minha família”, destaca.
Para a reitora, a trajetória de Daniel nestes quase dois meses simboliza tudo pelo qual a Universidade dedica-se a apoiar seu estudante. “É o exemplo de determinação que muito orgulha a família Unesc. Temos a certeza de que faremos a diferença na vida do Daniel e de mais centenas de estudantes. A Unesc fará o que estiver ao seu alcance para reafirmar seu papel de Universidade comunitária e não deixará seu acadêmico desamparado”, completa.
Cadastro deve ser solicitado à coordenação do curso
Para também ser contemplado com o suporte, o aluno pode acessar a coordenação de seu curso. A demanda será levada à Diretoria de Ensino, que dará seguimento de avaliação dos processos para a entrega do equipamento.
“A Universidade tem um conjunto de 22 estratégias para a permanência estudantil. Uma delas é o empréstimo de equipamentos e acesso à internet e softwares para estudantes com dificuldades. Entendemos que essa ação oportuniza acesso e inclusão social de nossos acadêmicos, no acompanhamento das aulas mediadas por tecnologias. Somos uma Universidade comunitária, portanto, essa é uma ação de responsabilidade social e de fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem”, evidencia o diretor de Ensino de Graduação Marcelo Feldhaus
Para garantir o auxílio de maneira assertiva, a contemplar o maior número de estudantes que necessitam de ajuda para acompanhar as aulas, o movimento em conjunto foi realizado entre reitoria, Diretoria de Ensino de Graduação e DTI (Departamento de Tecnologia da Informação).