Palestra nesta segunda-feira, 5, fez parte da Semana do Meio Ambiente de Nova Veneza.
Com objetivo de disseminar para a comunidade as ações do Comitê da Bacia do Rio Araranguá e Afluentes do Mampituba, o presidente, Sérgio Marini, palestrou para estudantes do Ensino Médio de escolas estaduais de Nova Veneza. A ação fez parte da Semana do Meio Ambiente do município e aconteceu na noite desta segunda-feira, 5.
Entre tantos assuntos que fazem parte das atividades desempenhadas pelo Comitê, foram elencados alguns bastante importantes, como a gestão dos recursos hídricos do sul catarinense, a educação ambiental e a mediação de conflitos pelo uso da água. “Me traz muita felicidade ver tantos jovens descobrindo mais sobre o papel do Comitê e parando para refletir sobre a real necessidade de preservarmos a água na região e de fazermos outras pessoas preservarem também”, completou Marini.
O prefeito de Nova Veneza, Rogério Frigo, ressaltou que o aprendizado dos estudantes com a palestra foi imenso. “Os jovens são o futuro e, por isso, este foi um momento importante. Se não tivermos a consciência de que precisamos fazer algo pelo meio ambiente, nunca teremos qualidade de vida. Sabemos que nem sempre é fácil preservar, mas vale a pena. Só precisamos que isso esteja na cabeça de todas as pessoas”, argumentou.
Por fim, o presidente da Fundação do Meio Ambiente de Nova Veneza, Juliano Dal Molin, afirmou que o encontro trouxe, também, outro item bastante relevante para debate. “Que foi a gestão da água, que é uma ação desempenhada pelo Comitê. Podemos repassar aos alunos como essa gestão é feita na região, e que realmente é possível preservar”, finalizou.