Os estudantes da turma do 5º ano matutino da Escola de Educação Básica Gabriel Serafim, no bairro Santa Líbera, em Forquilhinha, concluem mais uma etapa de suas vidas e realizaram o projeto “Cápsula do Tempo” abordando uma formação de conscientização, reflexão e buscando registrar as lembranças da sua caminhada escolar, realizando o rito de passagem, possibilitando uma reflexão sobre o projeto de vida. Daqui a 10 anos, eles irão voltar na escola para abrir a cápsula para relembrar os pedidos.
De acordo com a professora Maria Estela Buss, o projeto caracteriza-se por várias etapas desde o momento em que o estudante ingressa na escola até o momento de sua saída para sua nova fase em outra unidade escolar. “O encontro acontece com a preparação do espaço para sensibilização do estudante. São desafiados a se reportarem às suas memórias lembrando o motivo pelo qual eles chegaram até aqui, respondendo ao questionamento ‘Como eu me via no começo dos estudos? Como me sinto enquanto estudante e o que levo para a vida da trajetória escolar até o momento?'”, conta.
Reflexões no momento de estudar
Maria Estela enfatiza que para dar sequência ao momento formativo, os estudantes recebem uma folha e escrevem nela suas percepções e reflexões de suas vidas, registrando as reflexões a respeito dos questionamentos. “Partilhando com os colegas eles perceberam que muita história se assemelhava e sensibilizaram a todos que escutavam a partilha de vida. Os estudantes também foram provocados a planejarem e a sonharem novos horizontes dando um maior sentido às suas vidas. Sonhos estes que provocam a ir além, a buscar mais, a procurar sempre o melhor, a aprofundar questões vitais, a amar e a cuidar de sua vida e a do outro”.
O prefeito José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, também participou deste momento. “Uma proposta muito significante de criar uma cápsula do tempo como forma de levar a professora a motivar seus alunos a refletir sobre o conceito de futuro, o que esperam para si mesmos e o que desejam nos próximos 10 anos”, finalizou.