A semente para a realização dos mais variados sonhos foi plantada nesta terça-feira, 31, na Escola de Educação Básica Rubens de Arruda Ramos, em Criciúma. Durante todo o dia, dezenas de alunos tiveram a oportunidade de conhecer de perto a escritora e acadêmica Beatriz Sônego Zanette e tirar de seus desafios superados a inspiração para a busca pelos seus objetivos. A ação encerrou a Semana Literária da instituição, que escolheu a própria jovem criciumense como tema do evento.
De acordo com a diretora geral da escola, Eli Dal Magro Nuremberg, a ideia foi proposta em um encontro no início do ano letivo e abraçada por muitas disciplinas. “A obra e história dela nos levou a pesquisar sobre outras histórias de superação, além de envolver disciplinas como Língua Portuguesa e até Ciências. Todos se envolveram com o projeto”, comenta. Para Eli, a história de desafios de Beatriz deve servir de lição em muitos sentidos. “Ela está aqui pra nos mostrar que quando temos um sonho precisamos persistir e acreditar. A vida não é fácil para ninguém, mas de um limão podemos fazer uma limonada. Isso é o lado bonito da vida, a essência humana de ir atrás do que queremos”, afirmou aos alunos.
O feedback dos educandos, para a diretora, foi muito positivo. “Despertou diversos sentimentos neles. Podemos dizer que temos alunos muito especiais e eles souberam aproveitar essa oportunidade de poder ver de perto e até fazer perguntas sobre a vida e o trabalho dela, sobrem quem já vinham estudando em sala de aula”, completou.
Aprendizado concluído
As amigas Maria Eduarda Souza de Barros, de 11 anos, e Kailane Rocha Angelo, de 13 anos, fizeram questão de abraçar e tirar uma foto como recordação com Beatriz, sua nova inspiração. “Fiquei muito emocionada em ouvir tudo isso e ainda poder dar um abraço nela. Essa oportunidade de fazer perguntas de pertinho foi muito especial”, disse Maria Eduarda.
Para Kailane, a lição deixada é simples, mas faz muito sentido quando transmitida por um exemplo como Beatriz. “Com certeza saímos com o aprendizado de que, mesmo com toda a dificuldade, não podemos nos estregar e desistir do que buscamos. Ela prova que é possível”, declarou.
Todo carinho recebido foi agradecido pela jovem escritora, que garante que este dia ficará guardado para sempre em sua memória como mais um grande passo em sua carreira.
Conheça a história
Beatriz Sônego Zanette tem 21 anos e lançou, em 2016, o livro “O diário de uma torcedora”, na qual conta a história de amigos que vivem um enredo vivido em Criciúma e que tem como um dos focos o clube da cidade. Tal feito é considerado uma grande prova de superação, já que a jovem possui limitações motoras e na fala por conta de uma grave encefalite que teve ainda quando bebê. Beatriz é apaixonada por livros desde a infância e atualmente cursa a faculdade de Letras na Unesc. Ela finaliza a graduação em 2018, quando promete iniciar o sonho de ser professora.