Considerando a problemática de alguns cenários do município de Forquilhinha, foram organizadas intervenções em forma de encontros com palestras, roda de conversa e dinâmica de grupo, que serão realizados até o fim do ano no Bairro Cidade Alta.
Com o objetivo de diminuir a vulnerabilidade social local, caracterizada por áreas invadidas, consumo e tráfico de drogas e aumento gradual da criminalidade, os encontros vão acontecer a cada 15 dias. Trata-se do projeto “Escola de Pais”, que tem como objetivo aproximar o poder público e as demais instituições no combate e prevenção dos problemas que afetam crianças e adolescentes.
“Família: Conceito e Transformações” foi o tema do primeiro encontro, ministrado pela palestrante Anaira Possoli Zapelini, do setor de Oficialato da Infância e Juventude. A ação contou com a participação do prefeito, Dimas Kammer, do vice-prefeito, Felix Hobold e da promotora de Justiça da Comarca de Forquilhinha, Danielle Diamante, além de profissionais das Secretarias de Educação e Assistência Social.
De acordo com o prefeito Dimas Kammer, a proposta do projeto é debater temas como combate às drogas, bullying, violência nas escolas, evasão escolar, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e cidadania, com a participação de juízes, professores, educadores sociais, técnicos em psicologia e serviço social, alunos, pais e demais interessados. “Com isso, pretendemos aproximar a Administração Municipal e demais órgãos da comunidade, a fim de melhorar ainda mais a qualidade de vida das pessoas que ali residem”, completa.
O projeto teve início na Escola de Educação Básica José Aléssio e se estenderá até dezembro, com discussão de um tema diferente a cada quinzena. O próximo encontro acontecerá no dia 26 de setembro, a partir das 19h, com o tema “Fragilidade na autoridade dos pais e conflitos na execução de papeis”.