Projeto teve a duração de cinco meses e foi finalizado com a participação do filósofo Rosemiro Sefstrom falando sobre o “Planejamento Familiar”.
As atividades do Escola de Pais foram concluídas com a participação do filósofo Rosemiro Sefstrom falando sobre o “Planejamento Familiar”, na noite desta quarta-feira, 11, no bairro Santa Cruz em Forquilhinha. Durante cinco meses, o projeto aproximou os moradores do Poder Público, Judiciário, Segurança Pública e o Sistema de Garantia de Direitos com encontros quinzenais repleto de debates e orientações.
O projeto foi idealizado pela coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Joseane Nazario, e a oficial da Infância e Juventude, Anaira Zapelini, envolvendo a participação de diversas entidades. “Nós buscamos combater a vulnerabilidade e risco social do bairro, identificando fragilidades e as potencialidades das famílias. Foi a realização de um sonho trabalhar este projeto, que teve o objetivo de construir uma rede de apoio entre os moradores da comunidade, aproximando-os dos serviços de proteção e o desenvolvimento do coletivo”, comenta Joseane.
O prefeito em exercício, Félix Hobold e a secretária de Assistência Social, Nadir Kulkamp Tibes da Silva, parabenizaram os participantes por terem abraçado o Projeto Escola de Pais. “Nós sabemos que não é fácil sair de casa à noite, depois de um dia cansativo, para buscar conhecimento e orientações sobre o cotidiano. Mas, certamente, todos que fizeram isso voltaram para o seu lar mais evoluídos e preparados para lidar com diversas situações da vida”, disse o Hobold.
A moradora da Santa Cruz, Miriã Vieira da Silva, participou de quase todos os encontros promovidos pelo Escola de Pais e, para ela, valeu cada minuto vivenciado neste projeto. “Me surpreendi positivamente e aprendi muito com os facilitadores que passaram por aqui. Fico de coração apertado com este último encontro e acho uma pena que muitas pessoas deixaram uma oportunidade desta passar. Sempre há um novo conhecimento que faz a diferença na vida da gente”, declara.
No encerramento, as crianças do CEI Pequenos Pensadores fizeram uma apresentação e o filósofo deixou a sua mensagem. “Só vamos ter harmonia enquanto existir o diálogo. Ouçam os seus filhos e procurem manter a pessoas próximas, pois com a proximidade fica mais fácil para ajustar os rumos da nossa caminhada”, orienta o Rosemiro Sefstrom.
O Projeto Escola de Pais foi organizado pelo Governo Municipal de Forquilhinha, por meio da Secretaria de Assistência Social, com o apoio do Cras, Creas, Polícias Militar e Civil, Poder Judiciário, Ministério Público, OAB, Comad, CMDCA, Conselho Tutelar, Sesc e Secretarias de Educação e Saúde.