Documento denominado Pacto pelo Sul foi entregue na noite dessa quarta-feira, 28, ao governador do Estado.
Os representantes das associações empresariais do Sul estiveram reunidos na noite desta quarta-feira, 28, na sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), para unir forças em prol das demandas da região. Com a presença do governador em exercício de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, os empresários expuseram reivindicações e a expectativa de uma atenção especial de Moreira como representante do Sul no comando do Estado.
Um único documento denominado Pacto pelo Sul, contendo demandas nas áreas de infraestrutura, inovação, saúde e educação, foi entregue ao governador do Estado.
“Sempre ouvimos que o Sul é a bola da vez, mas essa bola da vez nunca vem. Assim como nós empresários temos feito um trabalho de guerra para com o desenvolvimento, queremos pedir a reciprocidade do Estado. A oportunidade de ter um governador da nossa regional é de extrema importância porque a sua visão é de conhecimento da nossa realidade. A Serra e o Norte já tiveram o seu momento e nós pedimos que agora seja o momento do Sul”, destacou o vice-presidente Regional Sul da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Samuel Ramos de Lima.
O vice-presidente do Extremo Sul da Facisc, Filipe Pavei, que conduziu o encontro, também reforçou a importância de um representante do Sul no governo estadual. “Este é o momento do governo catarinense olhar para o Sul para criarmos juntos, Poder Público, institucionais de ensino e classe empresarial, um plano de desenvolvimento econômico macrorregional, o Pacto pelo Sul, onde fomentaremos o empreendedorismo, inovação, educação e crescimento para a região. Nós precisamos dessa oportunidade”, frisou.
O presidente da Acic, Moacir Dagostin, destacou as bandeiras da associação como a estadualização do Hospital Materno Infantil Santa Catarina, Região Metropolitana Carbonífera e a implantação do Centro de Inovação de Criciúma. “A estadualização do hospital é de extrema urgência porque o município de Criciúma não tem condições de manter a unidade hospitalar. Também entendemos que o centro de inovação vai atender não só a cidade, mas toda a região”, disse.
O governador do Estado garantiu que uma série de ações serão realizadas no Sul. “Vamos lançar uma série de ações para os dez próximos meses. As demandas do Sul serão prioritárias para mim. Vamos lançar a Interpraias e licitar o Centro de Inovação de Criciúma. Quanto a estadualização do Hospital Santa Catarina ainda não podemos estadualizar porque a instituição é um patrimônio da cidade, precisamos resolver isso primeiro”, colocou Moreira.
O presidente da Acic reforçou ainda aos presidentes das associações empresariais a união para a promoção da campanha “Voto Regional – A força do Sul nas urnas” para buscar o aumento da representatividade na região sul de Santa Catarina.
O encontro, que fez parte das reuniões plenárias da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) nas regionais do Estado, contou ainda com a presença de prefeitos e autoridades de toda a região.
Reivindicações do Pacto pelo Sul
Educação
- Implantação do curso de Medicina na Ufsc – polo Araranguá;
- Estímulo à educação empreendedora;
- Estímulo à profissionalização técnica;
Saúde
- Estadualização do Hospital Materno Infantil Santa Catarina;
- Rede de Proteção à Vida – Promoção de um movimento contínuo na divulgação de apoio emocional, psicológico e psiquiátrico, buscando a prevenção do suicídio;
Inovação
- Construção dos centros de inovação de Tubarão e Criciúma;
- Região Metropolitana Carbonífera;
- Projeto de Turismo Regional;
- Projeto de Vocação Econômica;
- Política de atração de novas empresas para a região;
Infraestrutura
- Sinalização da BR-101;
- Ferrovia Litorânea;
- Aeroporto Regional;
- Porto de Imbituba;
- Rodovia BR-285;
- Serra do Corvo Branco;
- Revitalização da SC-445 – Içara;
- Revitalização da SC-445 – Urussanga/ Morro da Fumaça;
- Rodovia Ivane Fretta Moreira;
- Serra do Faxinal.