Sabemos que a educação dentro da escola não está apenas ligada aos conceitos técnicos que podemos observar. Nas mais variadas matérias, essa educação deve também se relacionar com a realidade social que cerca alunos, professores e a sociedade de modo geral.
Os professores de escolas da rede pública, por exemplo, além de terem domínio do conhecimento transmitido, também precisam estar atentos às dificuldades que estão acontecendo na vida dos alunos, como, por exemplo, alunos que trabalham, têm alguma deficiência em especial ou que passam fome ou estresse em casa, entre tantas outras dificuldades similares que dificultam o aprendizado em sala de aula.
É dever do professor ser sensível o suficiente para lembrar-se sempre de que os alunos são seres humanos e não máquinas programadas para sentar, escutar e aceitar qualquer tipo de conteúdo que o professor queira transmitir em aula.
Em busca de professores de química? Acesse a plataforma Preply.com e encontre seu professor de química online – Preply – para ter aulas sem precisar sair de casa. Tudo isso a preços competitivos.
A importância do professor
Professores que atuam na educação infantil têm uma importante e grande influência na formação de pensamentos dos alunos, o que vai afetar diretamente em todas as diferentes áreas da vida dessas crianças. Um exemplo dessa influência pode ser observado nas brincadeiras das crianças. Desde cedo nos é ensinado que brincar de boneca é uma atividade feminina e que brincar de jogar futebol é uma atividade masculina; ou que verde e azul são cores masculinas e que rosa e lilás são cores femininas.
São pensamentos aparentemente inofensivos, mas que iniciam a questão da divisão de gênero e desperta nas crianças o desejo de separação e divisão dos gêneros que, futuramente e em outro nível, fortalecerão discursos e pensamentos machistas e patriarcais, sendo estes os pensamentos dominantes na grande maioria das sociedades. É preciso, desde a infância, educarmos nossas crianças para que elas aprendam questões como respeito, compartilhamento, coletividade e solidariedade para que se tornem adultos livres de preconceitos e assim, possivelmente, quebrem paradigmas obsoletos como, por exemplo, a ideia de que mulheres são melhores nas ciências humanas e homens nas ciências exatas.
Valorização do professor
Também é importante que se observe a necessidade dos professores. Um professor mal remunerado e desvalorizado consequentemente irá refletir essa insatisfação em suas aulas, o que dificulta ainda mais o aprendizado dos alunos. Em relação ao ensino de química, especificamente, para que a aulas tenham um aproveitamento aprimorado, é interessante que professores e alunos tenham acesso a laboratórios adequados que instiguem o interesse do aluno pelo estudo de química.
Todos somos responsáveis pela educação
Quando o assunto é educação há que se entender que tudo está influenciando tudo, ou seja, o professor influencia o aluno, o aluno influencia o professor e ambos influenciam e são influenciados pela sociedade. Para que o ensino e aprendizado de química sejam mais proveitosos é importante que todas as pessoas envolvidas nesse complexo processo tenham uma real compreensão de toda a problemática acerca da educação no Brasil de modo geral.