Wilciney Villan – CRA-SC 26.947 – mestre em desenvolvimento socioeconômico
Administrador e sócio na Strategyinc – Strategy, Innovation and Competitiveness Consulting Business
Quantas vezes já se ouviu que há um determinado problema para resolver? Quantas vezes os problemas foram resolvidos e quantas vezes eles reapareceram?
O problema é somente uma parte de algo negativo. É um resultado indesejado. Resolver problema é como tomar um remédio para dor de cabeça sabendo que a causa desta dor foi uma refeição incomum. Resolver a causa é o foco. Resolvendo a causa, se elimina o mau pela raiz.
Para resolver os resultados indesejados é preciso diagnosticar a causa deste problema. Elaborar um plano de ação para sua correção, implementá-lo, acompanhar a aplicação e realizar possíveis ajustes no decorrer da sua aplicação.
Pense em um problema qualquer em sua empresa. Podem ser os acidentes de trabalho entre os funcionários, por exemplo. Estes acidentes são um grande problema para sua empresa, dado todas as consequências para sua empresa, para os funcionários e suas famílias. Outra forma de observá-lo é como uma lacuna. Lacuna é o espaço entre o que se tem e o desejado.
Pense que você estipulou uma meta para os acidentes de trabalho, que claramente deve ser zero. Sua empresa contabilizou 5 acidentes no semestre. O mínimo esforço que deve ser feito é investigar a causa destes acidentes. Se a meta da organização é zero acidentes no trabalho e ela contabilizou 5 acidentes no semestre, então há uma lacuna que precisa ser extinta.
Estabeleça indicadores estratégicos e operacionais e metas para cada indicador para as atividades da sua empresa, criando um sistema de indicadores. Assim é possível monitorar suas lacunas e causas e agir para eliminá-las da organização. Um sistema de indicadores eficiente e eficaz mostra quantitativamente o que precisa ser visto, sem o viés do gerente/empresário/empreendedor.
Com o estabelecimento de metas é possível ver o desenvolvimento de uma ação e sua aproximação de um objetivo maior. Estabeleça objetivos, indicadores e metas e veja a evolução da organização. Afinal, o que não pode ser mensurado, não pode ser gerenciado.