A ordem de serviço para fabricar o radar meteorológico móvel que irá atender o Sul de Santa Catarina foi assinada nesta semana pelo secretário-adjunto de Estado da Defesa Civil, Fabiano de Souza. A partir de agora, a empresa tem 180 dias para entregar o equipamento. Por ser móvel, o radar não terá ponto fixo, mas cobrirá, especialmente, a região Sul.
O radar móvel é do modelo Banda X e terá cobertura de 52 municípios. Ele também poderá se deslocar para qualquer região do estado. O investimento é de R$ 3.401.222,00 com, recursos do Pacto por SC financiados pelo Banco do Brasil.
Para o secretário-adjunto, o equipamento integra o sistema de radares que está em implantação em Santa Catarina. “Temos em operação o radar meteorológico de Lontras, outro em aquisição para o Oeste, em Chapecó, e agora o móvel que, em seis meses, deve ficar pronto”, diz. A expectativa é que todo o sistema de radares entre em operação no primeiro semestre de 2017. Assim, Santa Catarina terá 100 % de cobertura por radares.