Está chegando, então, o grande dia de 2016. O mais esperado entre os políticos, correligionários e eleitores de Forquilhinha. Foram 45 dias de uma campanha condensada e duplamente intensa, cheia de altos e baixos. Fato é que a quantidade de “polêmicas” foi menor do que em pleitos anteriores.
Existiram as agressões verbais, é claro. Mas, pelo menos e em meio a tanta movimentação política, os candidatos não se esqueceram do que mais importa: as propostas para uma administração que os forquilhinhenses esperam que seja sempre pensada para melhor.
Em números I
Dentre as opções de voto em Forquilhinha para o próximo domingo, foram deferidos 69 pedidos de candidatos a vereador, que disputarão as nove vagas disponíveis na Câmara Legislativa. Além, claro, das duas chapas majoritárias, cada uma com um candidato a prefeito e outro a vice.
Representando a situação: a coligação “É do Povo”, tendo Dimas Kammer (PP) como candidato a prefeito, e Félix Hobold (PT) como candidato a vice, com apoio dos partidos: PMDB, PSC e PSB.
Já pela oposição: a coligação “Ouvir, Unir, Governar”, tendo José Cláudio Gonçalves, o Neguinho (PSD) como candidato prefeito, e Rangel Loch (PSDB) como candidato a vice, com apoio dos partidos: PDT, PR, PRB e PSL.
Em números II
Em Forquilhinha, são 18.631 eleitores que irão às urnas exercerem o direito do voto no próximo domingo. Para tanto, serão preparados 18 locais para votação, com 59 sessões. Os pontos que prometem ser mais movimentados serão o Colégio Sagrada Família no Centro; a Escola de Educação Básica Waldemar Casagrande, no bairro Ouro Negro; a E.E.B. Luiz Tramontin, na Santa Isabel; e a E.E.B. Egídio de Bona, no bairro Santa Cruz.
Atenção, eleitores!
Falando em locais de votação, houve uma mudança considerável para o pleito deste ano. Em virtude da reforma que está acontecendo na E.E.B. Francisco Hoepers, as seções eleitorais serão transferidas para a E.E.B. Luiz Tramontin, localizada na Rua Bonifácio Back, bairro Santa Izabel.
No cartório
Vale lembrar que Forquilhinha pertence à 98ª Zona Eleitoral, que também inclui Criciúma e Nova Veneza. O cartório está sob ao comando da juíza eleitoral, Paula Botke e Silva, e tem como promotor eleitoral, Jadson Javel Teixeira; e chefe de cartório, Raphael da Costa Guimarães. Aberto do meio dia ás sete horas da noite, estão disponíveis para tirar dúvidas dos eleitores também pelo contato (48) 3437-7115.
E debateram!
O segundo e último debate realizado na noite da última quarta-feira, 28, pela Rádio Onda Jovem FM, de Forquilhinha, com os candidatos a prefeito da cidade, foi extremamente mais proveitoso do que o primeiro. Talvez menos nervosos e mais familiarizados com os planos de governo, ambos conseguiram, na maior parte do tempo, deixar as acusações de lado e focar no que realmente defendem como ações de melhoria para o município.
No entanto, analisando este debate, alguns eleitores mostraram-se insatisfeitos com as propostas envolvendo os setores de esporte, cultura e juventude. “Não saíram do discurso básico e sem novidades”, disseram.
DA COMUNIDADE
Seca?
Com a previsão do tempo indicando uma primavera mais seca, com pouca quantidade de chuvas, acende o alerta para os agricultores de toda a região. Em Forquilhinha não é diferente, e a atenção maior são para as plantações de milho, fumo e arroz. Na rizicultura, por exemplo, os produtores precisarão secar as granjas nos próximos dias, e a preocupação é se vai haver água para irrigação, posteriormente. Sendo um dos principais produtores da cultura em Santa Catarina, são plantados em torno de 11 mil hectares de arroz no município.
Desta forma, a Epagri ressalta a importância de as propriedades abrigarem reservatórios de água, através da criação de açudes com peixes, por exemplo, o que fomentaria, consequentemente, a piscicultura.
Radical
Começou na última semana mais um movimento pela difusão do esporte em Forquilhinha. A ideia é difundir esportes radicais na cidade, e já conta com apoio de grupos de slackline, skate e long. Quem sabe, no futuro, até um pavilhão seja construído para abrigar oficinas, com objetivo de fornecer opções para os jovens, e consequentemente, afastá-los de outros caminhos.