Na cobertura das Eleições 2024, o Forquilhinha Notícias tem fornecido espaço igualitário para que os candidatos a prefeito exponham suas ações e informações relacionadas à campanha.
Nesta reportagem, os candidatos terão vez para expor seu histórico e suas propostas relacionadas às mais diversas áreas de atuação dentro do município. A equipe do Forquilhinha Notícias encaminhou as mesmas perguntas para ambos os candidatos à Administração Municipal e, neste momento, compartilha as respostas fornecidas pela chapa que tem como candidato a prefeito, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho (PSD), com o candidato a vice, Érico D’Amorim.
Histórico
José Cláudio Gonçalves, mais conhecido como Neguinho, nasceu em 1966 em Mãe Luzia. É filho de Maria de Lourdes e José Cláudio, que partiu precocemente. Comerciante, técnico de mineração e com faculdade de Administração em Gestão Pública, é pai de Cláudio Emanuel, de 32 anos e Rafaela, de 17. É casado com Cléu Cavassini e atual Prefeito de Forquilhinha, cidade onde nasceu, passou sua infância e escolheu para consolidar sua vida pessoal e sua trajetória profissional.
Na vida pública, Neguinho conta com um extenso currículo. Em âmbito Municipal, já exerceu três mandatos como vereador, o primeiro aos 21 anos de idade, além de ter sido Presidente da Câmara de Vereadores. Atuou também como vice-Prefeito Municipal na gestão 2004-2008. Além disso, assumiu a Presidência da Associação de Municípios da Região Carbonífera (Amrec) em 2022. Em âmbito Estadual, atuou como gerente Regional de Saúde, Diretor da Casan e do IPREV.
Hoje, aos 58 anos de idade, pleiteia a reeleição como Prefeito para continuar a gestão realizadora, trazendo mais desenvolvimento ao Município de Forquilhinha em todos os setores, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos moradores.
A coligação “Pra Forquilhinha não parar”
Candidato a Prefeito José Cláudio Gonçalves, o Neguinho (PSD) e a vice Érico D’Amorim. Neguinho concorre à reeleição em 2024 através da Coligação ‘Pra Forquilhinha não parar’, composta pelos partidos PSD, União Brasil, Republicanos, PSDB e Partido dos Trabalhadores.
Educação: Quais são os planos para melhorar a qualidade da educação municipal, desde a infraestrutura escolar até a capacitação de professores?
Neguinho: Nós vamos ampliar o ensino integral, com a construção de novos centros de educação, ofertando atividades diferenciadas no contraturno. Também vamos construir novos centros de educação infantil e de ensino fundamental, ampliar e reformas creches e escolas, ampliar o número de laboratórios de ciências, estruturar salas sensoriais para o atendimento especializado, implantar hortas escolares, ampliar a instalação de energia solar nas escolas e creches. Vamos continuar promovendo a revisão de cargos e salários dos professores e sua formação continuada. Iremos qualificar ainda mais a merenda escolar, priorizando a aquisição de produtos oriundos da agricultura familiar, além de manter e aperfeiçoar os kits de uniformes e materiais escolares. Educação é uma das nossas prioridades e temos muitas ações a serem desenvolvidas no setor.
Saúde: Como pretende aprimorar o atendimento de saúde no município, incluindo hospitais, postos de saúde, campanhas preventivas e o combate a pandemias?
Neguinho: Avançamos muito na saúde com o Programa Fila Zero, o ônibus da Saúde, o Pronto Atendimento 24 horas com raio X e ultrassom. Vamos ampliar o Programa ‘Alô Saúde’ para todas as Unidades Básicas de Saúde, manter o Programa ‘Fila Zero’, implantar o Programa ‘Melhor em Casa’, com objetivo de oferecer cuidado domiciliar para pacientes que precisam de atenção contínua, como acamados e idosos, implantar o Programa ‘Telemedicina’, e o Programa ‘Saúde da Mulher’, com disponibilidade de mamógrafo, preventivo e ginecologista/obstetra. Também queremos construir novas Unidades de Saúde, a sede própria para o CAPS, para a Farmácia e para a Secretaria Municipal de Saúde, além de promover ações voltadas à melhor idade e contratar um médico geriatra para o Centro de Especialidades. Pretendemos realizar estas e muitas outras ações no setor.
Segurança Pública: Que medidas serão adotadas para aumentar a segurança dos cidadãos, incluindo parcerias com as forças policiais e programas de prevenção à violência?
Neguinho: As Polícias Civil e Militar desempenham um papel importantíssimo para a Segurança de nossa cidade. Vamos fortalecer ainda mais esta parceria com as Polícias Civil e Militar, visando a segurança do cidadão, além de apoiarmos a construção da sede própria para o Corpo de Bombeiros Militar de Forquilhinha e ampliar o sistema de videomonitoramento nos ambientes públicos.
Emprego e Economia: Qual é o plano para gerar emprego e fomentar o desenvolvimento econômico local, especialmente no apoio a pequenas e médias empresas?
Neguinho: A implantação do Porto Seco e a conclusão da construção do Anel Viário Sul, serão ações propulsoras da economia do Município. Além disso, queremos ampliar os Núcleos Industriais nos Bairros Vila Lourdes e Santa Líbera e adquirir terrenos para implantação de novos Núcleos, além de apoiar os microempreendedores individuais para acesso a linhas de financiamento com juros 0% e criar estratégias para atração e expansão de empresas de alto valor agregado.
Vamos buscar reduzir a burocracia, os trâmites e o tempo necessário para licenciamento, abertura e fechamento de empresas e ampliar e aperfeiçoar o atendimento e os serviços de apoio ao empreendedor. Vamos continuar mantendo parcerias com o SENAR para promoção de cursos e apoio técnico para o meio rural e com o SENAI para promoção de cursos técnicos profissionalizantes, além de buscarmos a adesão ao Programa do SEBRAE ‘Cidade Empreendedora’, bem como outras frentes de desenvolvimento.
Infraestrutura Urbana: Quais são os projetos para melhorar a infraestrutura do município, como pavimentação de ruas, saneamento básico, transporte público e mobilidade urbana?
Neguinho: Investimos muito em obras de infraestrutura, sem utilizar financiamento e pretendemos fazer muito mais. Queremos concluir a construção do Anel Viário Sul, inclusive com duas pontes altas em sua extensão, realizar a pavimentação asfáltica de todas as ruas e rodovias municipais, substituir todas as luminárias públicas por Iluminação de LED. Vamos revitalizar as Rodovias Gabriel Eyng, Pedro Silva e Antônio Valmor Canela, com implantação de ciclovias em toda sua extensão, concluir o desassoreamento do Rio Sangão, na extensão até o Rio Mãe Luzia, e viabilizar projeto, junto aos municípios envolvidos, para despoluição e revitalização do Rio Mãe Luzia.
Pretendemos realizar a macrodrenagem em bairros com dificuldades em períodos longos de chuvas e desenvolver ações constantes voltadas à prevenção de desastres naturais. A construção de uma Praça de Convivência e Lazer, no bairro São Gabriel e aquisição de maquinários, caminhões e veículos para equipar a frota municipal são alguns dos nossos objetivos, além de outras obras e ações que visam a melhoria da infraestrutura municipal.
Meio Ambiente: Quais ações serão tomadas para preservar o meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável, incluindo a gestão de resíduos, proteção de áreas verdes e uso de energias renováveis?
Neguinho: Vamos elaborar um Plano de Ação para arborização urbana, além de intensificar as ações voltadas à educação ambiental, principalmente em relação à conscientização para separação dos resíduos sólidos. Vamos ampliar o Horto Florestal e reestruturar a produção de mudas de espécies nativas e plantas medicinais no horto, bem como revisar a legislação relacionada aos licenciamentos ambientais, visando agilizar a obtenção dos mesmos. Outro objetivo será ampliar a instalação de Energia Solar nas Escolas Municipais e nos Centros de Educação Infantil e implantar lixeiras subterrâneas.
Habitação: Como o candidato pretende garantir moradias dignas para a população mais vulnerável?
Neguinho: Pretendemos zerar o déficit habitacional. Para isso, vamos estruturar o Programa de doação de lotes às famílias de baixa renda, para adesão ao programa Minha Casa Minha Vida e buscar recursos junto ao Governo Federal para viabilizar a construção de casas populares. Vamos manter o Programa REURB, revisar o Plano Municipal de Habitação para ajustes ao crescimento populacional e realizar o diagnóstico habitacional detalhado para identificar a demanda.
Transparência e Gestão Pública: Quais medidas serão implementadas para garantir uma gestão transparente, eficiente e sem corrupção, além de promover a participação popular nas decisões?
Neguinho: Vamos promover audiências públicas para transparência nos atos administrativos, aperfeiçoar o Portal de Transparência da Prefeitura, Revisar, constantemente, o plano de cargos e salários dos servidores municipais. Hoje estamos entre os primeiros da Amrec entre os salários mais bem pagos aos professores. Também iremos promover a Reforma administrativa, bem como outras ações.
Cultura e Lazer: Qual é o plano para apoiar e desenvolver a cultura local, incluindo a promoção de eventos e a criação de espaços de lazer e esporte para a população?
Neguinho: Vamos construir um Espaço Integrado para realização da Feira Livre/Mercado Público, com Memorial sobre a História e Colonização de Forquilhinha, uma Praça com Parque infantil, Palco permanente (Coreto) e ampla Cobertura junto aos Quiosques existentes no Caminho Turístico – Heimatweg, conectado à Praça dos Colonizadores. Também queremos construir uma Praça com ponte sobre o encontro dos Rios Mãe Luzia e São Bento Baixo, implantar Cicloturismo, Turismo Histórico/Cultural, Religioso e Rural. Também queremos instalar sinalização turística e um Sistema de Informação Turística – SIT; 10. Outra ideia é a realização da Feira do Agronegócio, além da promoção de atividades artísticas/culturais nos espaços públicos. Queremos restaurar o Museu Anton Eyng e o Espaço Cultural Nicolau Preis.
Inclusão Social: Que políticas serão adotadas para garantir a inclusão social de grupos vulneráveis, como idosos, pessoas com deficiência, e minorias, assegurando a igualdade de direitos e oportunidades?
Neguinho: Pretendemos construir mais uma unidade de CRAS – Centro de Referência de Assistência Social e um Polo de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, para atendimento às crianças, adolescentes, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade. Queremos implantar o Programa de Guarda Subsidiada – que se constitui na guarda de criança ou adolescente, por família extensa ou ampliada que manifeste o interesse em assumir seus cuidados, oferecendo suporte a essas famílias, com acompanhamento direto da Secretaria de Assistência Social; e também implantar a ‘Casa da Cidadania/Solidariedade’ para arrecadação, triagem e organização de doações para famílias em vulnerabilidade. Estruturar o Programa de doação de lotes às famílias de baixa renda, para adesão ao programa Minha Casa Minha Vida também é um de nossos objetivos, além de outras frentes que assegurem os direitos das minorias.
Redação
Nota da Redação: O Forquilhinha Notícias, comprometido com a isenção de sua comunicação, fornecerá espaço igualitário aos candidatos à majoritária do município. Portanto, permanece à disposição das respectivas equipes para o recebimento de informações referentes às campanhas.