Mestrado também promove debate sobre pesquisa das Ciências Humanas e Sociais.
Construir, reciclar e refletir sobre as práticas de ensino. Esse será o objetivo dos debates do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) da Unesc, que promove dois Seminários Especiais sobre temas como Injustiça Social e pesquisas das Ciências Humanas e Sociais. Os encontros ocorrem nesta segunda, 28, e terça-feira, 29, e são abertos a profissionais, estudantes e interessados da área de Educação.
Educação e Injustiça Social
Provocar a reflexão sobre a prática docente é o principal foco do encontro sobre “Educação e (in)justiça social: em cheque os princípios de igualdade de oportunidades e meritocracia escolar”. A palestrante Ione Ribeiro Valle, professora socióloga da UFSC, comentou que o debate vai funcionar como uma forma de direcionamento aos educadores, que devem refletir sobre a construção de uma escola justa. “No dia a dia de trabalho, os professores estão condicionados a exercer o mesmo enredo, executando apenas o que a política hierárquica propõe. Vamos desconstruir e oferecer ferramentas que contribuam para a mudança dessa prática”, ressaltou.
O encontro ocorre na terça-feira, 29, no Auditório Edson Rodrigues, a partir das 17h30.
Pesquisas das ciências humanas e sociais
Uma roda de conversa, que vai debater sobre o tema: “Versando sobre as denominações ‘fontes primárias e secundárias’ em pesquisas das ciências humanas e sociais”. Os interessados em saber um pouco mais sobre o assunto podem participar do encontro, que ocorre às 14 horas da segunda-feira (28/3), na sala 1 do Bloco O da Unesc. A atividade vai contar com a participação do professor da Udesc Emérson César Campos.